29 de abr. de 2013

Ubuntu 13.04 - Primeiras impressões

Atualizei o Ubuntu (depois de uma temporada com o 12.10 com o qual não consegui sequer uma vez rodar com a resolução certa para a placa de vídeo SiS), estando agora no 13.04. Claro que as primeiras coisas que a gente repara são as desvantagens, mas devo confessar que a aparência está mais bonitinha e usei com o Gnome, ou seja, não vi ainda como ele funciona com o Unity melhorado, que tanto recebeu críticas em versões passadas.

Então, como nem tudo são flores, eis aqui já duas coisas que me incomodaram:

1) Busca ao digitar
Eu tenho o costume de achar o nome do arquivo digitando o comecinho do nome (seja no Ubuntu, KDE, Windows ou o diabo), e eu já dou enter antes mesmo de enxergar onde está o arquivo. Entretanto, com essa atualização, ele realiza uma busca na pasta pelo que eu digitar, levando mais tempo para processar a busca e não aceita o meu "enter rápido". Além disso, tenho o costume de voltar uma pasta anterior com o alt+seta para esquerda, contudo, isso faz voltar à busca - e não à última pasta visitada, o que me aborreceu bastante.

2) Atalhos para o Dropbox (e outros)
Não achei os meus atalhos de estimação (mais uma vez, uso eles no Ubuntu e no Windows, ou seja, é um vício muito profundo já) entre as "pastas favoritas", inclusive, a minha pasta do Dropbox, que tinha adicionado como um atalho lateral:

Cadê os favoritos que estavam aqui?
Então foram essas coisas que percebi logo de cara, me deixando chateado. Mas torço para que tenha surpresas positivas, principalmente com relação à resolução de vídeo.

25 de abr. de 2013

Linhas de ônibus raras extintas

691 via Serra









Sempre via ela na Três Rios, de manhã cedo. Era a única que fazia Grajaú x Barra, ainda que dando um passeio pela Freguesia, se não me engano, pegava a Grajaú-Jacarepaguá e, depois, era a única que pegava a linha amarela no sentido Barra pela Freguesia (enquanto o normal era ir pela Estrada do Gabinal)







755 via Chácara

Essa, por outro lado, sempre via à tardinha, lá pras 6 e pouca, indo no sentido Cascadura. Foi extinta com a criação da promocional Chácara x Praça Seca, que se tornou a atual 875.

267 Gabinal

Além do 267 Linha Amarela e do via Praça Seca, também havia o raro via Serra, que saía da garagem da Redentor, na Estrada do Gabinal e era uma mão na roda pra quem pegava da Freguesia pro centro, já que, apesar de muitos passarem pela Freguesia, nenhum chega vazio.

268 via Autódromo via Serra
Não é esse, mas é uma das infinitas combinações que o 268 podia fazer
Esse era o "rápido" pra ir pro Riocentro, mas, com o desenvolvimento do engarrafamento da Barra, acabou sendo uma porcaria mesmo. Lembro de ter voltado do Riocentro, acho que em 2007, com ele, crente que ia me dar bem, só lembro de estar engarrafado (e arrependido) perto do Via Parque.

175 via Zona Sul via Niemeyer
Também não era esse, mas paciência, o único resultado no google era uma "música" de Cone Crew
Também peguei esse uma vez, ele ia até a Rocinha e pegava a Niemeyer lá, em vez de entrar no Túnel Zuzu Angel. Nem sei se isso ainda é possível, hoje em dia. Essa dai, assim como as anteriores, morreu com a "organização" das linhas, que reformou a numeração.

175 Central x Central via Zona Sul via Linha Amarela

Ia pela Zona Sul, passava pela Barra e seguia pela Linha Amarela, sendo a única que servia para ir para a Gardênia Azul vindo de Botafogo, Copacabana e Ipanema. Essa linha suicida volta ao mundo gerava uma confusão danada, misturava a demanda Zona Sul - Jacarepaguá com a demanda Avenida Brasil - Barra. Até onde eu sei, essa morreu.

24 de abr. de 2013

SQL Server Management Studio Newbie - Chave primária e estrangeira

Para escolher uma das colunas como chave primária, faça o seguinte:


Observe que somente o tipo int é válido para ser uma PK.

Para fazer referência, em outra tabela, a essa chave como chave estrangeira, vá na outra tabela e clique com o botão direito na pasta Keys e em New Foreign Key.


 Clique no quadrado com três pontos, lá, você poderá encontrar graficamente, a chave primária a ser referida.


Na primeira coluna, você deve indicar a fonte da chave estrangeira e, na segunda, para onde será copiada na tabela onde ela é estrangeira (por conseqüência, você deve, também, criar uma coluna para receber a chave estrangeira sendo do tipo int).

21 de abr. de 2013

20 de abr. de 2013

Mudanças nas linhas de ônibus após Transcarioca [previsão]

Veja a a lista atualizada em Diário do Transporte Coletivo e em Minha linha mudou, e agora?

Publicado em 20 de Abril de 2013

Segue adiante minha previsão para o que será feito das atuais linhas de ônibus que fazem o caminho do futuro Corredor BRT T5 Transcarioca.

Com o BRT Transoeste, já sabemos que a linha 387 foi encurtada, só fazendo o trajeto Marambaia x Ilha de Guaratiba, e virou 874A (alimentadora do BRT). Outra que foi encurtada é a 882, que passou a ser 899A, também alimentadora, fazendo Alvorada x Joatinga.

Em resumo, algumas linhas vão ser extintas, outras vão se tornar alimentadoras, auxiliares ou simplesmente serão encurtadas. Eis minha previsão:

Linha
Destino
Alteração

315
auxiliar
¹

345
encurtada
Alvorada x Candelária

346
auxiliar

355
reduzida
Vicente x Centro

465
encurtada
Gávea x Alvorada

613
auxiliar

614
auxiliar

691
reduzida
Méier x Taquara

692
auxiliar

693
auxiliar

700
auxiliar

701
extinta

709
alimentadora
Cascadura x Amarelinho

732
alimentadora
Tanque x Gardênia Azul

734
alimentadora
Rio das Pedras x Tanque

736
extinta

747
alimentadora
Vargem Grande x Pontal

748
auxiliar


749
alimentadora
Pontal x Vargem Grande

753
auxiliar

757
extinta

758
alimentadora
Salvador Allende x Autódromo

760
alimentadora
Curicica x Bandeirantes

761
auxiliar

762
auxiliar

763
auxiliar

764
auxiliar

765
alimentadora
Via Parque x Praça Seca

766
auxiliar

803
reduzida
Taquara x Senador Camará ²

806
alimentadora
Riocentro x Boiúna

808
auxiliar

831
extinta

856
alimentadora
Curicica x Taquara

859
alimentadora
Covanca x Tanque

862
auxiliar

863
auxiliar


865
alimentadora

880
alimentadora
Rio das Pedras x Via Parque

886
auxiliar

887
auxiliar

888
auxiliar

889
extinta

910
encurtada
Bananal x Largo do Bicão

955
auxiliar

958
auxiliar

¹ possivelmente alterada com a Transbrasil. Minha proposta é ser alimentadora da Transbrasil com terminal na Cidade Universitária

² possivelmente, será alterada com a Transolímpica

As principais estações, portanto, com maior poder de circulação, infra-estrutura para integrações e espaço, estão listadas a seguir. Pelo que notei do Transoeste, não há uma estação com essas características, no máximo, o que vi foi a Mato Alto, na qual os ônibus alimentadores ficavam relativamente afastados do BRT e a Recreio Shopping, mas creio que, com as características citadas anteriormente, deveriam ter passagem subterrânea (presente na estação Ilha de Guaratiba, mas por força do projeto, creio eu, já que a estação é "Parador"), pequenos terminais de ônibus alimentadores ou encurtados (ausentes ao longo do trecho que eu conheci do Transoeste, mas necessários ao Transcarioca, por ser em áreas mais densamente povoadas, inclusive já possuindo terminais de ônibus, como o de Madureira, da Penha e na própria Cidade Universitária, esse, ainda subutilizado).

1) Mercadão de Madureira
Integração para o eixo Cascadura-Méier, Supervia, eixo Guadalupe-Pavuna e intermunicipais. Interligação entre a estação e o terminal de Madureira (embaixo do Viaduto Negrão de Lima) e a estação Mercadão de Madureira.

2) Tanque ou Praça Seca
Integração para o eixo Pechincha - Itanhangá. Se a estação do Tanque for mesmo na altura do Largo, haverá condições de localizar um terminal para linhas alimentadoras e linhas encurtadas. Se não for, o ideal era mesmo ficar na Praça Seca, utilizando as ruas paralelas.

3) Taquara
Integração para o eixo Sulacap - Bangu, sub-bairros da própria Taquara e Cidade de Deus. Pelas características do bairro, seria difícil concentrar a área de integração em uma só estação.

4) Riocentro
Integração para o eixo Camorim - Piabas

5) Cidade Universitária
Integração com o campus, Ilha do Governador, Linha Amarela e intermunicipais. Poderia ser feito um acesso fácil da linha vermelha para essa estação, permitindo a integração para a Ilha e a Baixada, o que, de certa forma, já está sendo feito. Entretanto, no sentido centro da Linha Vermelha, os ônibus não acessam a Cidade Universitária, ou seja, há o que melhorar para facilitar a mobilidade. As linhas da Baixada só entram na ilha do Fundão quando convém, no sentido Baixada, e passam do lado do Hospital Univesitário, não podendo parar, no sentido Barra.

6) Via Parque (ou Vila do Pan, se tiver)
Integração para o eixo Gardênia Azul - Freguesia e Gardênia Azul - Itanhangá. Supondo que o trânsito realmente melhore com a chegada do corredor, as integrações poderiam ser feitas ao longo da Avenida Juan Manoel Fangio. A alternativa seria um pequeno terminal próximo à ponte estaiada que dá acesso à Avenida Embaixador Abelardo Bueno, onde poderia ser feita a estação Vila do Pan. Porém, aparentemente, não haverá estação entre o Via Parque e o condomínio Rio 2.

7) Galeão e Penha
Terminais

Temos que lembrar que a Transbrasil também deve levar a alterações nessa região, principalmente nas linhas que acessam o centro pela Avenida Brasil. Também a Transolímpica vem colocar os sub-bairros da Taquara no mapa e alterar o eixo Bangu - Barra. Para uma previsão mais sensata e oficial, tinha um link da descrição do destino das linhas com os corredores, divulgado uns anos atrás, mas ainda não consegui encontrar o link com o conteúdo completo, só consegui links com informações soltas:

732 e 766 encurtadas até Taquara e Tanque, respectivamente - http://extra.globo.com
780 vira alimentadora para Olaria x Benfica - RAS.TRANSCARIOCA.Etapa2.2011.pdf 
355 vira alimentadora Almirante Frontin (Ramos) x Centro - idem acima
914 vira alimentadora Guaporé (Brás de Pina) x Vigário Geral - idem acima
321, 322, 323, 326, 634, 696, 901, 910, 914, 922, 924,925 passam a ser alimentadoras na estação Ilha do Governador - idem acima
240 mantida - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1047133&page=18
241 desviada 1 complementar
266 seccionada 1 alimentadora 1 complementar
267 seccionada 1 complementar
268 desviada
269 mantida
284 desviada
296 desviada
298 mantida
340 mantida
346 mantida
350 mantida
355 seccionada 1 complementar
523 desviada 1 complementar
621 mantida
622 desviada
623 mantida
636 seccionada 1 alimentadora 1 complementar
639 mantida
673 mantida
675 desviada
676 seccionada 1 complementar
678 desviada
679 desviada
690 seccionada 1 alimentadora 1 complementar
691 mantida
701 eliminada
703 mantida
706 eliminada
707 mantida 1 alimentadora
708 desviada
711 desviada
712 seccionada 2 alimentadoras
721 eliminada
725 mantida
729 desviada
730 mantida
732 seccionada 1 alimentadora
733 seccionada 1 alimentadora
734 seccionada 1 alimentadora
736 seccionada 1 alimentadora
737 desviada
738 desviada
740 seccionada 1 alimentadora
742 mantida
747 seccionada 1 alimentadora
748 seccionada 1 complementar
749 seccionada 1 alimentadora
751 mantida
752 mantida
753 seccionada 1 alimentadora
754 desviada
755 seccionada
756 desviada
757 seccionada 1 alimentadora
758 eliminada
759 eliminada
760 seccionada 1 alimentadora
761 seccionada 1 alimentadora
762 seccionada 1 alimentadora
763 seccionada 1 alimentadora
764 eliminada
766 seccionada 1 alimentadora
774 seccionada 2 alimentadoras
775 seccionada 1 alimentadora
777 mantida
778 mantida
780 seccionada 1 complementar
781 seccionada 1 alimentadora
782 eliminada
790 mantida
896 mantida
904 desviada
910 seccionada 1 complementar
918 desviada
919 desviada
920 mantida
926 mantida
928 seccionada 2 alimentadoras
940 seccionada
942 mantida
952 eliminada
2111 mantida
2113 mantida
600B desviada
601B desviada
710A mantida
954A mantida
956A desviada 1 alimentadora
956B desviada 1 alimentadora
T5 - Bento Ribeiro criada 1 alimentadora
T5 - Cavalcanti criada 1 alimentadora
T5 - Cidade Deus criada 1 alimentadora
T5 - Covanca criada 1 alimentadora
T5 - Del Castilho criada 1 alimentadora
T5 - Guaratiba criada 1 complementar
T5 - Lucio Costa criada 1 alimentadora
T5 - Realengo criada 1 alimentadora
T5 - Recreio criada 1 alimentadora
T5 - Vista Alegre criada 1 alimentadora

RAS Transcarioca Etapa 1, Seção 8.3.3, Quadro Quadro 8.3-1 (2010):


Retirado de http://www.inea.rj.gov.br/fma/download_rima.asp
Uma observação que gostaria de fazer é a respeito do bilhete único. Atualmente, há um limite de 2 integrações por dia. Centralizando o transporte no BRT, creio que esse limite deva ser aumentado. Na minha opinião, deveria ser um limite de 4 usos diários, por quantos transbordos forem necessários no intervalo de 2 horas, o que nos leva à questão do outro limite, o de dois transbordos. Na transoeste, o máximo que se pode conseguir são três transbordos, desde que uma das linhas seja o BRT e pelo menos 1 das 2 outras seja alimentadora. Se as linhas extintas se tornarem alimentadoras,  a questão do transbordo fica mais acessível. O usuário pode usar de uma linha alimentadora numa região sem BRT, usar a linha troncal e acessar outros modais, seja ônibus para regiões mais afastadas, trem, metrô ou BU intermunicipal. Porém, as linhas sendo simplesmente encurtadas, não vai trazer benefícios pelo uso do BRT, pois resultaria em pagar duas passagens, quando atualmente paga 1. Se as linhas não forem transformadas em alimentadoras, o correto é aumentar o limite para 3 transbordos. Na verdade, acho esse conceito de alimentadora é mais válido para a Transoeste, que já passui característica de maior isolamento. Na Transcarioca, com as linhas já existentes, não há necessidade de criar linhas alimentadoras, se considerarmos que as linhas convencionais são já alimentadoras, considerando que é uma região já mais abastecida (não, necessariamente, com serviço coeso). Portanto, o primeiro ponto a se considerar é aumentar o número de transbordos do BU para 3, se este incluir o tronco alimentador.

Já o ponto do número de integrações por dia esbarra em usuários que se deslocam por dois pontos. Por exemplo, uma pessoa mora no Cocotá, estuda no Fundão e faz estágio no Humaitá. Atualmente, ele pega um ônibus para o Fundão, dois (1 BU) do Fundão para o Humaitá e dois (2º BU) para voltar para casa. Com a introdução das linhas alimentadoras, ele passaria a usar 3 para ir ao Fundão (1 BU: alimentadora Cocotá x Estação Ilha do Governador + troncal + alimentadora estação Cidade Universitária x Campus da UFRJ), 2 para o Humaitá (2º BU) e 3 para voltar (Convencional + BRT + Alimentadora) não podendo usar o bilhete único nessa volta, ou seja, um trajeto que atualmente lhe custaria 3 passagens, passaria a custa 4 ou até 5. O sistema de 2 integrações por dia prevê que as pessoas simplesmente vão e voltam, mas muitas pessoas fazem três viagens ou precisam de 2 bilhete únicos para ida e 2 para a volta (o caso do meu amigo que foi do Grajaú até Barra de Guaratiba, por exemplo).

Em resumo, para maior eficiência do sistema, algumas estações-chave devem ser mais robustas e o número de integrações por dia deve ser aumentado (no mínimo 3), assim como o número de transbordos por bilhete único.

14 de abr. de 2013

Setas no Gimp

http://pt.kioskea.net/faq/7111-criar-setas-no-gimp
http://registry.gimp.org/node/20269

Isolar cor no Gimp



Abra a imagem e crie uma nova camada. Selecione o balde de tinta e pinte toda a nova camada de preto. Com a camada criada selecionada, clique em Modo (logo acima da lista de camadas) e selecione Cor. A imagem voltará a aparecer, mas preta e branca. Use a borracha para "revelar" as áreas coloridas.

Fonte: TecMundo

9 de abr. de 2013

Célula (td) funcionando como link (a href)

Para fazer uma célula funcionar como um link, adicione à tag td  o seguinte atributo  onclick="window.location.href = 'destino.php'

Fonte de consulta: http://www.dynamicdrive.com/

6 de abr. de 2013

Itinerário 2114 - Freguesia x Castelo

Caminho percorrido pelo frescão 2114 Freguesia x Castelo via Serra

Sentido Castelo:

  • Rua José Silva (ponto final dos frescões)
  • Avenida Geremário Dantas 
    • Papizzo
    • Quality Shopping
  • Praça Professora Camisão
  • Estrada do Gabinal (sentido Cidade de Deus)
  • Retorno na altura do McDonald's / Rioshopping
  • Estrada do Gabinal (sentido Freguesia)
  • Passarela de Jacarepaguá - ponto regulador
  • Rua Tirol 
  • Rua Comandante Rubens Silva
  • Estrada dos Três Rios
    • Rios D'Or
  • Avenida Menezes Cortes (Serra Grajaú-Jacarepaguá)
  • Praça Demócrito Linhares (Grajaú)
  • Rua José do Patrocínio 
  • Praça Malvino Reis
  • Rua Barão do Bom retiro
  • Rua Teodoro da Silva (Vila Isabel)
    • Shopping Iguatemi
  • Avenida Professor Manoel de Abreu (Maracanã)
    • UERJ
  • Rua Dona Zulmira
  • Rua São Francisco Xavier
  • Avenida Maracanã (Pista Central)
    • Cefet
    • IFRJ (Antiga Escola de Química)
  • Avenida Osvaldo Aranha (São Cristóvão)
  • Rua Teixeira Soares
  • Praça da Bandeira
  • Viaduto dos Fuzileiros
  • Avenida Presidente Vargas (Pista Lateral)
    • Prefeitura do Rio
    • Praça 11
    • Campo de Santana
  • Avenida Rio Branco
    • Cinelândia
  • Passeio
  • Rua Evaristo da Veiga
  • Rua Araújo Porto Alegre
  • Avenida Presidente Antônio Carlos, próximo ao Edifício Garagem - ponto final do 2114
Sentido Freguesia:
  • Avenida Nilo Peçanha
  • Rua da Carioca *
  • Praça Tiradentes
  • Rua Visconde do Rio Branco
  • Rua Frei Caneca
    • Corpo de Bombeiros
  • Praça da República *
    • Campo de Santana
    • Faculdade de Direito UFRJ 
    • Hospital Souza Aguiar
  • Avenida  Presidente Vargas (Pista Central)
    • Central
    • Sambódromo
    • Prefeitura (Cidade Nova)
  • Viaduto dos Marinheiros
  • Praça da Bandeira
  • Avenida Osvaldo Aranha (São Cristóvão)
  • Radial Oeste 
  • Rua Radialista Waldir Amaral (Maracanã)
  • Praça Maracanã (Estátua do Noel Rosa)
  • Boulevard Vinte e Oito de Setembro (Vila Isabel)
    • Unidos de Vila Isabel
  • Praça Barão de Drumond
  • Rua Visconde de Santa Isabel
    • INCA
    • Antigo Zoológico
  • Praça Demócrito Linhares
  • Avenida Menezes Cortes (Serra Grajaú-Jacarepaguá)
    • Hospital Cardoso Fontes
  • Estrada do Pau Ferro (Freguesia)
  • Estrada do Guanumbi
  • Estrada dos Três Rios
    • Hospital Rios D'Or
    • Lojas Americanas
  • Avenida Geremário Dantas
    • Quality Shopping
    • Papizzo
  • Estrada do Capenha
  • Rua José Silva  (ponto final dos frescões)
*não realiza paradas nas ruas marcadas
OBS: Alguns carros vão até a Rua Retiro dos Artistas

Qual o preço do 2114? R$ 13,00

Qual o BRS do 2114? BRS5

Integrações:
Bilhete Único Carioca: Não
Bilhete Único Intermunicipal: Não
Metrô: Não
Barca: Não

Bairros atendidos: Pechincha, Freguesia, Grajaú, Vila Isabel, Maracanã, Praça da Bandeira e Centro

5 de abr. de 2013

Nexus 1252 RS485 pinout


+V- : 17 V DC (usar para displays; não usar para conectar ao mestre, ou seja, o computador)
S :  aterramento
- :  conectar ao negativo do adaptador RS485-USB*
+ : conectar ao positivo do adaptador RS485-USB *
Fonte: E107706_Nexus1250_1252_Manual , página 76

*atenção, há uma confusão de notações sobre o negativo e positivo da comunicação half-duplex, isto é, com três fios (dois com informação e um de terra). Consulte o manual do seu conversor RS485-USB

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...