31 de dez. de 2013

Positivo Premium S6040 - crítica e avaliação



Comprei este laptop há umas semanas e já foi decepcionante o fato de, assim que ligar, o computador, levar um tempão para abrir o Internet Explorer (para instalar o Chrome). Após começar a usar o Chrome, notei que vídeos ficavam com atraso e muitas vezes, tarefas simples como mudar de aba, viravam um martírio. O problema é vir com 2 GB, comprando, à parte, um pente a mais de memória, somando 4 GB, fica mais agradável de usar.

Hardware do Positivo Premium S6040 (faltando chipset: HM67fonte)


Como o hardware em si não parece ruim para o meu uso (eu tinha um laptop com as mesmas configurações, praticamente, exceto que era Dual Core, em vez de I3), decidi instalar outro Sistema Operacional. Então, descobri que esses laptops vêm com um sistema de controle do sistema operacional que meio que obriga ao uso do Windows 8, como se fosse especialmente desenvolvido para ele (meio mesmo como são os celulares, apesar de que é possível fazer dual boot em celular, mas bem menos comum que em computadores). A questão é que claramente o Windows 8 não é adequado para esta máquina, pelo menos não o de 64 bits e, como o computador não acompanha um CD/DVD de instalação do Windows, só complica na hora de formatar e retornar às configurações de fábrica em caso de querer cobrar da garantia.

Parabéns, seus direitos foram eliminados
Antes de instalar outro SO, reclamei da lentidão no suporte da Positivo. Eles não disseram se era normal ou não (seria complicado admitir assim que o sistema é lento porque foi mal dimensionado), apenas falaram para eu realizar uma operação de reinstalação do sistema através do próprio Windows 8. Claro que não adiantou nada, só me fez perder tempo, porque eu quase não alterei nada da configuração de fábrica, só instalei o Chrome e olhe lá. Após uns dois dias de uso, a lentidão foi ficando menor, só com uns picos durante o uso, pode ser a  indexação, mas, mesmo assim, os picos de lerdeza davam nos nervos (e vídeos continuavam com lag).

Instalei o Ubuntu 12.04 aos trancos e barrancos aqui e está funcionando perfeitamente. Vou esperar o ano da garantia para tentar o Windows 7 ou mesmo rasgar de vez esse Windows 8 "personalizado" com vários aplicativos inúteis da Positivo (no estilo, aplicativo de impressora, que também servem mais pra atrasar do que para nossos objetivos em si).


Sobre o computador em si, achei as teclas muito pequenas, em especial, em comparação com o computador que tive antes, cujas teclas preenchiam todo o espaço do teclado, enquanto essa tem uns espaços entre as teclas que, sinceramente, não entendo o porquê. Outro detalhe aparentemente negativo da carcaça é a bateria, que não pode ser removida. O computador é fino, provavelmente, por causa disso e leve. A bandeja do dvd parece ser bem frágil, mas não é algo que se use muito em computador hoje em dia, então, se comprar, é só tomar cuidado.

Gostaria de adicionar um detalhe sobre LEDs, que são inexistentes neste computador, sendo que o único está no botão de ligar/desligar e fica azul quando a bateria está ok e vermelho quando carregando. Quem já mexeu com Dell sabe que tem LED até para a caixa alta (Caps Lock) e meu modesto Philco anterior tinha lá seus quatro LEDs (ligado, wifi, bateria e leitura no HD, além do LED ao lado da câmera) e, para mim o LED de Wifi que realmente faz falta.

Passado o ano da garantia, você poderá aumentar a memória até 16 GB (segundo o Extra), o que pode refletir num melhor desempenho no Windows 8. Uma dica válida para quem quer encarar o Windows 8 é desinstalar por completo todos os aplicativos da Positivo. O boot, que supostamente é mais rápido, pela própria tecnologia do Windows 8, acabou sendo uma maquiagem: a tela de login aparece incrivelmente rápida, mas, para você conseguir mexer no computador mesmo, vai ter que esperar uns bons 10 minutos, porque, a cada aplicativo que você carregar antes disso, ele vai ficando ainda mais congestionado. Ele abre o aplicativo (depois de um tempinho), mas funciona muito lento.



Para quem quer arriscar, a boa é o Windows 7 ou o Ubuntu 12.04 (este último permite o dual boot com o Windows 8, mas ainda não é muito estável, por conta da BIOS dedicada), lembrando que a Positivo assegura a garantia de HW independentemente de SW. A sugestão é colocar outro pente de memória de 2 GB (que não entendo por que não vem de fábrica).

12 de dez. de 2013

SchemeEddy no Linux

1) Faça download do VB6
2) Tenha o winetricks

Ao abrir o SchemeEddy diretamente pelo wine, ele dá uma mensagem de erro:

:$wine SchemeEddy.exe
err:module:import_dll Library MSVBVM60.DLL (which is needed by L"Z: \\home\\Desktop\\SchemeEddy.exe") not found

Dê o comando winetricks no terminal e selecione "Select the default wineprefix" e, depois, "Install a Windows DLL or component". Selecione vb6run.


Ele dará uma mensagem de erro dizendo que você precisa baixar manualmente e abrirá uma janela do navegador com o link do download.

Executing w_do_call vb6run
Executing load_vb6run
Foi criada uma nova janela em uma sessão existente do navegador.
------------------------------------------------------
Please download VB6.0-KB290887-X86.exe from http://download.cnet.com/Service-Pack-6-for-Visual-Basic-6-0-Run-Time-Redistribution-Pack-vbrun60sp6-exe/3000-2206_4-10726557.html?tag=downloadRatingModule;summaryRatings, place it in ~/.cache/winetricks/vb6run, then re-run this script.

Baixe-o se ainda não tiver feito e mova o arquivo para a pasta ~/cache/winetricks/vb6run:

:$mv VB6.0-KB290887-X86.exe ~/.cache/winetricks/vb6run

Repita o procedimento com o winetricks. Uma janela do Windows deve aparecer para confirmar a instalação do VB6. Ao terminar, ele volta para a janela inicial do winetricks. É só cancelar. O SchemeEddy deve funcionar normalmente.


Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...