1 de jan. de 2014

Wifi no Positivo Premium S6040 com Ubuntu (Realtek 8188EE)

O laptop S6040 da Positivo não possui driver nativo no Ubuntu, pelo menos não no S6040. De forma geral, verifique o dispositivo de wifi presente no seu computador com o comando

sudo lspci -nn | grep 0280

Deve dar um resultado do tipo:

01:00.0 Network controller [0280]: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8188EE Wireless Network Adapter [10ec:8179] (rev 01)

Então, para outros computadores, procure por soluções para seu dispositivo, no caso, aqui é o RTL8188EE e para ele mostrarei a solução que funcionou para mim no Ubuntu 12.04. Uma boa referência para problemas desse tipo está no ubuntu documentation.

Baixe e extraia (tar xjvf) o driver  conforme um usuário no askubuntu (alternativamente, pode usar o http://sourceforge.net/projects/rtl-wifi/, que, segundo a Wikipédia, é o driver adequado para o RTL8188EE, mas não tentei esse). Então, abra o terminal e dê um "cd" para a pasta onde o driver foi extraído e dê os seguintes comandos:

tar xjvf backports-3.11-rc3-1.tar.bz2
cd backports-3.11-rc3-1
make defconfig-rtlwifi
make
sudo make install
sudo modprobe rtl8188ee

Os comandos abaixo podem não ser necessários em versões mais recentes do Ubuntu (pode verificar erros dando um dmesg | grep rtl, se aparecer alguma alerta sobre firmware, vai precisar dos comandos abaixo).

wget http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/main/l/linux-firmware/linux-firmware_1.141_all.deb (veja observação)
sudo dpkg -i linux*.deb
sudo modprobe -r rtl8188ee
sudo modprobe rtl8188ee

OBS: Se o wget não funcionar, veja a lista de firmware disponíveis.

A conexão wireless deve estar funcionando. Se não funcionar, tente de uma olhada no link que eu segui (em inglês) ou pergunte.

Recomendo manter a pasta backports-3.11-rc3-1 e o arquivo linux-firmware_1.106_all.deb em um local de fácil acesso pois, após alguma atualização de kernel, o wifi voltará a não funcionar (e, com estes arquivos já na sua máquina, você não precisará de uma conexão cabeada momentânea novamente para baixá-los). Para fazê-lo funcionar novamente após atualização de kernel (que exige reinicialização do computador), vá até a pasta backports-3.11-rc3-1 e dê um sudo make install. Então, novamente dê um sudo modprobe rtl8188ee  (quando eu fiz aqui, eu dei o sudo dpkf -i linux-firmware_1.106_all.deb e o sudo modprobe -r rtl8188ee, mas não sei se eles são necessários). Recomendo também salvar estas instruções num arquivo de texto local para saber o que fazer após perder a conexão no caso de atualização de kernel.

Links:
Ask Ubuntu
Suporte via Fórum

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...