31 de mar. de 2014

Instalar Ubuntu em laptop Positivo com Windows 8

ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FINAL ANTES DE EXECUTAR. ESSE TUTORIAL ESTÁ EM VERSÃO DE RASCUNHO E PODE TER ALGUMAS ETAPAS FALTANDO. SÓ FAÇA AQUILO QUE TEM CERTEZA. Consulte os links das referências.

Os procedimentos a seguir foram feitos num laptop Positivo Premiun S6040 que, lamentavelmente, vem com Windows 8 e não tem poder de processamento suficiente para rodá-lo.

Introdução
O Windows 8 possui um sistema de boot diferente da BIOS tradicional, para manter o fabricante (no caso, a Positivo) fiel ao sistema operacional. Então, o que acontece neste laptop é que, ao iniciar, será automaticamente mostrado a tela de login do Windows, mesmo que exista um live CD na bandeja.

1 - Criar um disco de restauração do Windows
Fonte: EightForums.com

Atenção: O backup não é bobagem! Realmente pode dar algum problema e este disco permitirá começar o procedimento todo de novo, ou mesmo, conseguir recuperar boa parte. Se você não se convenceu, pule para o item 6 e veja como você pode se ferrar por não fazer esse famigerado disco.

Para evitar aborrecimentos com a garantia, é possível criar um disco de restauração que, em caso de algo dar errado, retorna o computador ao estado inicial. Vá ao "Iniciar", digite "recupera" e clique em "Configurações" como na figura abaixo:


Caso queira fazer um DVD de recuperação, a opção "Copie a partição de recuperação do computador para a unidade de recuperação" deve estar desmarcada. Com ela marcada, ele não vai permitir a opção para gravar com CD ou DVD ao avançar. Caso você tenha disponível um pen drive de 16 GB ou mais para ser totalmente apagado, então não se preocupe com essa opção. Outra opção é apertar bandeirinha + r e dar o comando recdisc.

Se quiser usar DVD, desmarque a opção

Além disso, crie um disco de backup do Windows, usando uma ferramenta do Windows 7. Procure em "Iniciar" por "Recuperação de Arquivo do Windows 7" e clique em "Configurações".


 Essa operação vai demorar (e deixar o computador AINDA mais lento) e pode demandar muitos DVDs (o recomendado é de 30 GB, aqui, por exemplo, foram 5 DVDs).

2 - Particionamento parte 1
Fonte: Everyday Linux User

Antes de fazer o particionamento com o DVD do Ubuntu, você deve limitar o espaço da partição do Windows pelo próprio Windows. Procure por "Criar e formatar partições do disco rígido" em "Configurações" (basta digitar "disco") para abrir a ferramenta de Gerenciamento de disco.



Clique com o direito em Windows (C:) e selecione Diminuir Volume. Aqui, consegui diminuir à metade, talvez fazendo Defrag, você consiga mais. Ao final, o espaço diminuído ficou como "Não alocado".


3 - Permitir boot via CD/DVD
Fonte: ask ubuntu

Desabilite 

Clique em "Configurações", "Liga/Desliga" e, com o shift pressionado, clique em Reiniciar. Abrirá uma janela, escolha a "Solução de Problemas" e, depois, "Opções Avançadas". Em seguida, clique em "Configurações de Firmware UEFI". O computador (finalmente) reiniciará e entrará no que parece com a BIOS.

Em Security, desative o "Secure Boot" e, em Boot, coloque a prioridade número 1 para o CD/DVD. Aperte F4 para salvar e reiniciar (com o CD/DVD no driver). Finalmente, o Linux tomará vez.

4 - Particionamento (parte 2)
Fonte: Everyday Linux User

 Agora será a vez de fazer o particionamento através do Linux (na verdade, o que foi feito no passo 2 foi apenas liberar espaço para esse passo 4). Escolha sua linguagem (recomendo usar Inglês para que o ambiente não contenha nomes diferentes do padrão: isso facilita na hora de pesquisar no Google por qualquer problema que você venha a enfrentar; as configurações de diálogos e teclado podem ser mudadas depois) e depois vem a tela de particionamento. Você precisa criar três partições com o espaço livre:
- Swap (ponto de montagem: swap e uns 10-15 GB, dependendo de quanto você tem disponível, de tamanho)
- Root (ponto de montagem: /, tamanho: 2 - 8 GB, segundo o Control-Space)
- Home (ponto de montagem: /home, tamanho: todo o resto)

Momento do café, pois vai demorar.

5 - Fazendo o Windows aparecer no "Grub"
Fonte: ask ubuntu

Ao reiniciar o computador e tirar o CD/DVD, o Ubuntu abrirá automaticamente (aqui, apareceu um erro de Operação não permitida pela BIOS, ou algo assim, e abriu a tela do Ubuntu logo em seguida). Para poder ver o Windows 8 numa lista de Sistemas Operacionais a iniciar, dê os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair  
sudo apt-get update
sudo apt-get install boot-repair
boot-repair
   
O Boot-repair abre uma tinterface gráfica e deve dar uma mensagem afirmando que encontrou uma partição EFI. Ao final, ele deu um erro:

buggy-kernel detected. Do you want to activate [Backup and rename Windows EFI files]?

Respondi com Yes e reiniciei.


6 - Problemas
Seguindo esses passos, consegui rodar o Windows 8, mas, após reiniciá-lo, nada mais apareceu, somente o logotipo da Positivo.



Usando o DVD de recuperação e apertando F2, consegui abrir o setup e resetá-lo. Após isto, o grub apareceu novamente e consegui fazer boot do Ubuntu. Novamente, fiz o boot-repair, dessa vez marcando a opção "Restore EFI backups".




Referências:
https://help.ubuntu.com/community/UEFI
http://askubuntu.com/questions/221835/installing-ubuntu-on-a-pre-installed-windows-8-64-bit-system-uefi-supported
http://www.everydaylinuxuser.com/2013/09/install-ubuntu-linux-alongside-windows.html
!! eASYbcd http://apcmag.com/how-to-dual-boot-windows-8-and-linux.htm
https://help.ubuntu.com/community/DiskSpace
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2147295

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...