27 de fev. de 2014

Primeiros passos no Git

Vou escrever aqui  meus primeiros passos usando o Git. Os tutoriais pela internet mostram como fazer coisas mais avançadas, mas acredito que, como eu, tenha muitos usuários aí sem saber o que fazer com o básico.

Após instalar e criar um login, fazemos a configuração local. No terminal, digite:

git config --global user.name "Fulano de Tal"
git config --global user.email fulano@site.com.br

Essas informações sempre aparecerão no cabeçalho dos arquivos de log das alterações. Escolhemos uma pasta onde ficará o código, provavelmente uma pasta já com conteúdo. Vá então até essa pasta e digite:

git init

Este comando fará com que sua pasta esteja sendo monitorada LOCALMENTE pelo Git (mas nada está online ainda, no https://github.com/seu_nome_de_usuario). Para verificar a presença do Git, dê um ls .git


A pasta está sendo monitorada, mas os arquivos não. Se dermos um git status, veremos uma mensagem de aviso que os arquivos da pasta não estão sendo monitorados (Untracked files). Vamos, então, começar a separar os arquivos que devem ser monitorados e quais não. Para monitorar, dê:

git add arquivo(s)

É bom, também, ter um arquivo README, esse pode ser feito online, por sugestão do próprio github, ou ser feito localmente e ser enviado depois, como todos os outros arquivos do seu código. Para adicioná-lo, seria git add README. Para ignorar arquivos, edite o arquivo .gitignore, adicionando os nomes dos arquivos ou expressão regular.

Adicionados todos os arquivos, vamos fazer o commit, que significa, de grosso modo, avisar ao git que eu tenho uma nova versão pronta do arquivo. Em todo commit, você deve escrever um comentário sobre que alterações foram feitas. Como este é o primeiro commit, digite:

commit -m "Primeira versao crua, incompleta, bugada e sem tratamento de erros"


Ou algo menos exagerado que isso. Mas, o backup ainda está sendo local, nada na sua página no github. Agora, vem o pulo do gato. Vá à sua página no github - https://github.com/seu_nome_de_usuario - e crie um novo repositório. Lá, haverá uma instrução para você tornar seu repositório online através da linha de comando. A tela é como a seguinte:

Então, os comandos a serem dados nesse primeiro momento são:

git remote add origin https://github.com/seu_nome_de_usuário/nome_do_repositório.git
git push -u origin master

Ele pedirá seu usuário e senha do github e voilà, seus arquivos estarão online.


Para adicionar novos arquivos e adicionar arquivos alterados, repita as operações de add, commit e, após isto, use o git push. Este comando submete o commit ao online. Lembre-se sempre de controlar seus arquivos com o git status. Para adicionar o log do git status ao seu commit, use a opção commit -v.

Qualquer informação que esteja errada, por favor, não avacalhem, apenas avisem amavelmente, estou apenas aprendendo e expondo meu aprendizado. Editarei o arquivo sempre que for preciso.

Referências:
Grande parte do conteúdo foi resumido do git-scm.com. Outra boa referência é o Guia Definitivo do Stack Overflow.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...