31 de dez. de 2013

Positivo Premium S6040 - crítica e avaliação



Comprei este laptop há umas semanas e já foi decepcionante o fato de, assim que ligar, o computador, levar um tempão para abrir o Internet Explorer (para instalar o Chrome). Após começar a usar o Chrome, notei que vídeos ficavam com atraso e muitas vezes, tarefas simples como mudar de aba, viravam um martírio. O problema é vir com 2 GB, comprando, à parte, um pente a mais de memória, somando 4 GB, fica mais agradável de usar.

Hardware do Positivo Premium S6040 (faltando chipset: HM67fonte)


Como o hardware em si não parece ruim para o meu uso (eu tinha um laptop com as mesmas configurações, praticamente, exceto que era Dual Core, em vez de I3), decidi instalar outro Sistema Operacional. Então, descobri que esses laptops vêm com um sistema de controle do sistema operacional que meio que obriga ao uso do Windows 8, como se fosse especialmente desenvolvido para ele (meio mesmo como são os celulares, apesar de que é possível fazer dual boot em celular, mas bem menos comum que em computadores). A questão é que claramente o Windows 8 não é adequado para esta máquina, pelo menos não o de 64 bits e, como o computador não acompanha um CD/DVD de instalação do Windows, só complica na hora de formatar e retornar às configurações de fábrica em caso de querer cobrar da garantia.

Parabéns, seus direitos foram eliminados
Antes de instalar outro SO, reclamei da lentidão no suporte da Positivo. Eles não disseram se era normal ou não (seria complicado admitir assim que o sistema é lento porque foi mal dimensionado), apenas falaram para eu realizar uma operação de reinstalação do sistema através do próprio Windows 8. Claro que não adiantou nada, só me fez perder tempo, porque eu quase não alterei nada da configuração de fábrica, só instalei o Chrome e olhe lá. Após uns dois dias de uso, a lentidão foi ficando menor, só com uns picos durante o uso, pode ser a  indexação, mas, mesmo assim, os picos de lerdeza davam nos nervos (e vídeos continuavam com lag).

Instalei o Ubuntu 12.04 aos trancos e barrancos aqui e está funcionando perfeitamente. Vou esperar o ano da garantia para tentar o Windows 7 ou mesmo rasgar de vez esse Windows 8 "personalizado" com vários aplicativos inúteis da Positivo (no estilo, aplicativo de impressora, que também servem mais pra atrasar do que para nossos objetivos em si).


Sobre o computador em si, achei as teclas muito pequenas, em especial, em comparação com o computador que tive antes, cujas teclas preenchiam todo o espaço do teclado, enquanto essa tem uns espaços entre as teclas que, sinceramente, não entendo o porquê. Outro detalhe aparentemente negativo da carcaça é a bateria, que não pode ser removida. O computador é fino, provavelmente, por causa disso e leve. A bandeja do dvd parece ser bem frágil, mas não é algo que se use muito em computador hoje em dia, então, se comprar, é só tomar cuidado.

Gostaria de adicionar um detalhe sobre LEDs, que são inexistentes neste computador, sendo que o único está no botão de ligar/desligar e fica azul quando a bateria está ok e vermelho quando carregando. Quem já mexeu com Dell sabe que tem LED até para a caixa alta (Caps Lock) e meu modesto Philco anterior tinha lá seus quatro LEDs (ligado, wifi, bateria e leitura no HD, além do LED ao lado da câmera) e, para mim o LED de Wifi que realmente faz falta.

Passado o ano da garantia, você poderá aumentar a memória até 16 GB (segundo o Extra), o que pode refletir num melhor desempenho no Windows 8. Uma dica válida para quem quer encarar o Windows 8 é desinstalar por completo todos os aplicativos da Positivo. O boot, que supostamente é mais rápido, pela própria tecnologia do Windows 8, acabou sendo uma maquiagem: a tela de login aparece incrivelmente rápida, mas, para você conseguir mexer no computador mesmo, vai ter que esperar uns bons 10 minutos, porque, a cada aplicativo que você carregar antes disso, ele vai ficando ainda mais congestionado. Ele abre o aplicativo (depois de um tempinho), mas funciona muito lento.



Para quem quer arriscar, a boa é o Windows 7 ou o Ubuntu 12.04 (este último permite o dual boot com o Windows 8, mas ainda não é muito estável, por conta da BIOS dedicada), lembrando que a Positivo assegura a garantia de HW independentemente de SW. A sugestão é colocar outro pente de memória de 2 GB (que não entendo por que não vem de fábrica).

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu comprei este premium s6040, formatei para win7, mas não existe drivers no site da positivo. fui obrigado a voltar para o win8. muito lento, a única alternativa é aumentar a memória.

Raphael disse...

Me falaram da possibilidade de aumentar a memória fazendo acordo com a fabricante (no nosso caso, a Positivo) pra manter a garantia, não sei se a Positivo faria isso, mas de todo modo, a memória sairia mais cara porque seria preço definido por eles. Já tentou o Win8 de 32 bits? E o Win7 rodou bem? Quando aumentar a memória, fala pra gente como ficou (também pretendo aumentar a memória assim que acabar a garantia)

Anônimo disse...

O note é bom para utilizar o básico tem um bom processador para 890 reais! Para acabar com a lentidão só é fazer uma instalação do Windows 8 single language de um DVD ou baixar uma iso! Pois não vai ter as besteiras que vem pre instaladas da positivo! e já que esta com a mão na massa faz um dual boot com o Ubuntu.
No site da positivo tem driver para o windows 7 e 8!
link dual boot http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8

Iracy disse...

Comprei esse notebook,mas o problema é que só funciona se estiver plugado na tomada, e quando clico em cima da bateria aparece a mensagem que a bateria esta com 95%disponível, conectada mas NÃO está carregando, então qdo tiro o plugue da tomada simplesmente apaga tudo, ufa! É o segundo notebook q compro e não dou sorte eles vem com defeito, vou devolver novamente mas queria saber pq isso acontece de só funcionar qdo ligado na energia.

Anderson disse...

Bem pessoal , se vocês compraram já esse notebook , recomendo-lhes que façam o seguinte se não querem gastar 200 reais em uma mémoria desistalem tudo que não for do sistema todas aas propagandas menos os drivers da máquina mas o que eu recomendo e irá funcionar para você que gosta do win8 compre uma memoria de 4gb ddr3 ai vc terá 6gb de memoria e isso irá fazer com que o sistema rode limpo

Anônimo disse...

bom eu comprei esse note para minha esposa realmente ele é lento para 2GB de memória quando os sistema é 64 bits mais como trabalho com isso mais do que de pressa coloquei mais um pente de 4 GB ai sim o note mostrou que vale a pena removi todas as tranqueiras que a positivo coloca e aumentei a memória agora sim parece um core I3 terceira geração fiz um vídeo dele aberta caso queira me avisa e mando pra vc postar aqui

Raphael disse...

Obrigado pelo comentário. Coloque no Youtube que eu edito e publico aqui. Uma pena que perca a garantia, mas é bom que fique melhor. Só de sumir com todas as porcarias que a Positivo instala já dá uma melhorada sim

Anônimo disse...

pior foi o meu que ja veio com o sistema sem funcionar,formatei coloquei o w7 mas nao funciona a camera e nem os falante, ouço apenas pelo o fone de ouvidos.parei com a positivo.

Iago Soares disse...

Vi esse notebook e pelo preço fiquei afim de comprar pra trabalhar.
Trabalho com desenvolvimento, precisaria que ele rodasse um SQL Server da vida sem travar pelo menos. Acha que com mais uns 4gb de RAM resolveria os problemas de lentidão?

Abraços!

Raphael disse...

Com 4 GB deve ficar legal sim. Quando tirei todas as porcarias que a Positivo instala, já ficou bem melhor. Eu rodo aqui Matlab (que é bem pesado) e às vezes dá lag, mas em geral, tem rodado bem com os 2 GB.

Thiago disse...

Minha esposa comprou esse notebook e, sinceramente, achei pior investimento possível. MUITO LENTO... mesmo com windows 7 x32. Vira e mexe ele trava apenas assistindo um vídeo no youtube.. (WTF!?!?!?)

Minha esperança é melhorar com um upgrade de memória. Você aumentou a memória do seu? Resolveu o problema?

Aproveitando, essa memória é DDR3 ou DDR3L (1.35v)?

Abraço!

Anônimo disse...

Comprei esse notebook, e de cara coloquei windows 7 ultimate 32 bit (não quis usar o de 64 bit), comprei no Black Friday de 2013, vai fazer um ano, ele só travava quando eu usava e não limpava o sistema. A 6 meses formatei de novo e esta liso, inicia rápido, roda meus jogos (até emulador de PSP), meus aplicativos, filmes etc. Ele só precisa de um pouco de cuidados pra trabalhar direito. Em breve colocarei mais memoria (esta com a original).Ah, um detalhe sobre os leds que não tem, esse é um dos motivos por te lo comprado, gosto de ver filmes de noite nele e aqueles leds atrapalham no escuro a visão :P .
Robson

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...