2 de fev de 2015

Internet cai no Ubuntu, mas não nos outros aparelhos

Desde que mudei minha conexão para a GVT, acontecia da internet parar de funcionar, apesar do ícone de conexão wifi mostrar conectado. E, usando através de um celular ou outro laptop, via que a conexão estava funcionando perfeitamente, o que mostrava que não era problema da GVT (ainda bem). No Windows, o problema não acontecia, dando mais um indício que era problema do Ubuntu, de alguma maneira.

O problema não demorava mais que 5 minutos, mas era bem incômodo, porque fazia o facebook deixar de enviar e receber várias mensagens, algumas vezes, acontecia da conexão "cair", e eu continuar com a tela do facebook parecendo online, e, de repente, ele desconectava e vinha uma chuva de mensagens "não enviadas".

Solucionei  o problema desinstalando o aplicativo padrão de gerenciamento do Wifi e instalando outro. O trecho a seguir, tirei do Viva o Linux (recomendo abrir todos os links, em especial, este, em novas abas antes de realizar as etapas, porque é provável que fique sem conexão):

1) Instalar wicd
Muito simples. Abra a central de programas do Ubuntu e procure por wicd, vai aparecer um pacote. Instale-o.
 

2) Desinstalei o Network Manager que vem junto com o Ubuntu 12.04 com o seguinte comando:
sudo apt-get purge network-manager network-manager-gnome
Fonte: http://blog.desdelinux.net/como-eliminar-por-completo-el-applet-network-manager/

3) Abra o programa e siga as dicas do Bruno para configurar o wicd:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Placas-Wireless-no-GNU-Linux-Instalando-corretamente

Observação: Caso não dê certo, acredito que vai dar certo, testei em 2 notebooks diferentes, um samsumg e outro cce e resolveu. Para reinstalar o network manager siga a dica do Nando Pinheiro:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Deletei-o-Network-Manager-e-nao-consigo-rein...


Não tem mistério. A única dificuldade foi achar o Wicd aqui na interface Gnome, o que, na verdade, não foi lá muito difícil, ele está em Aplicativos - Internet. Lá, você encontra sua conexão, põe sua senha e conecta. Meu primeiro site demorou um pouquinho para abrir.

O próximo passo foi mostrar o ícone de conexão do lado do relógio no Gnome, porque ele sumiu depois da operação. (Em breve)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...