1 de mai. de 2008

O tempo e os ônibus

Se você estava procurando por itinerário, veja o post Itinerário do 267 Linha amarela .

Se você está procurando por "Como chegar ao Fundão", clique aqui.

Na falta do que fazer no feriadão do Trabalhador, decidi postar esses comentários que eu achei por acaso no Google (pesquisei por 755 Linha amarela). Não são críticas, não quero sacanear ninguém, é só para reparar como as coisas mudam...

" O Grupo Redentor (Redentor, Litoral, Futuro e Barra) trata com total descaso o transporte de passageiros na Linha Amarela. A única linha disponível, o Cidade de Deus - Rodoviária (266), tem o intervalo de serviço de 45 minutos... notem bem é a ÚNICA OPÇÃO! Parece que a Futuro e a Barra preferem andar com aqueles ônibus lotados (269 e 241), a 30 km/h pela Serra do Grajaú, do que solicitar à SMTU operar via Linha Amarela, pelo menos no horário de pico. Ah sim, tem que pagar pedágio - a "fantástica" quantia de R$ 3,60 por viagem, i.e., o valor de 4 passagens. Agora imaginem todos os ônibus que vão de Jacarepaguá pro Centro com 4 passageiros a menos... realmente não vai falir ninguém, não é? O Cidade Universitária-Jacarepaguá então é uma vergonha completa... via DEODORO... isso depois de 4 anos de Linha Amarela... inacreditável!"
Em http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=31504&dir=1/6/1967/1968/1969/1970

Hoje em dia, o Cidade Universitária é via Linha Amarela (para minha sorte) que e vez em quando passa por uns Tiroteios da Linha Amarela. O 266 tem horários decentes agora, inclusive os ônibus "que sobem a serra a 30 por hora", têm hoje seus equivalentes de Linha Amarela: 241, 268, 691. E o 268, junto com o 175, são os mais chatos, passando toda hora, enquanto eu espero bastante por um 267 lotado. Ah, nessa época o 691 ainda não era Redentor. E o 269 ainda era. A passagem não é mais 90 centavos... E o pedágio também não é mais 3,60.

"
Certamente das empresas de Jacarepaguá a FUTURO é a menos pior. Mas ainda tem algumas coisas irritantes. Por exemplo, não faz o menor sentido aquele 267 Freguesia x Praça Tiradentes ser via Cascadura. É o trajeto mais imbecil possível. Não podia ter alguns horários via Linha Amarela? O 734 Madureira x Rio das Pedras é uma boa droga também. É a única opção da Freguesia e do Tanque até Madureira (o 766 é suicídio), mas os ônibus são velhos até dizer chega. O 755 Cascadura x Gávea passa saindo gente pelo ladrão em Jacarepaguá, e também é a única opção. O 753 Cascadura x Recreio demora uma eternidade. Esse eu costumo precisar bastante. Outra coisa que não faz sentido: por que o 753 passa no BarraShopping na volta e não passa na ida? Demoraria menos de dois minutos, em vez de virar direto pro Recreio, dar a volta por trás, pela rua do Hospital. Poderia desafogar o fluxo do 755 um pouco... pelo menos nas horas em que o 753 também não está lotado. A frequência do 269 COM AR também poderia ser um pouco maior (ninguém paga R$ 2 pra ir em pé), ou os horários divulgados pelo menos. Acho que poderíamos ter de volta os ônibus articulados que circulavam no 755, eles poderiam fazer Curicica x Praça XV via Linha Amarela - reduziria problema do preço do pedágio. Bom, por aí vai... espero que alguém da FUTURO leia isso."
Em http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=40198

Sim, agora existem 267 Linha Amarela (também para minha sorte, pelo menos teoricamente, porque depender de 267 lotado em horário de pico não é muito legal...). E não é mais Freguesia, o trajeto imbecial (ainda existe a versão imbecil do 267) vai até a Gardênia e o Linha Amarela vai até o Jardim Oceânico (para o espanto dos que não moram aqui, que acham que um Linha Amarela para a Barra deve necessariamente passar no Barra Shopping). O 753 faz agora a volta no Barra Shopping. "
A frequência do 269 COM AR também poderia ser um pouco maior (ninguém paga R$ 2 pra ir em pé)". Hoje em dia pagamos 2,10 para ir em pé e SEM ar condicionado.

Saideira: "
Na verdade eu gostaria de reclamar da empresa, com nome e número do ônibus que pela enésima vez deixou-me a pé. A Linha 268 , 47551 é o n do carro, às 12:52 do dia 19/02/2004. É comum e normal que a Redentor haja assim pois somente os monopólios podem se comportar desta forma. É absurdo que o motorista pare de graça e em qualquer lugar para o povo da favela da Grajaú Jacarepagua, mas não para no ponto certo para um cidadão comum. Não dá mesmo para entender, ou dá? O que vcs diriam?"
O absurdo continua, pelo menos na parte de parar de graça pra quem mora na Serra. Minha opinião é que nem ponto devia ter ali: é uma pista expressa. Sobre os ônibus daqui não pararem, acho que isso melhorou muito, pelo menos em particular com a Rendetor. Lembro que, quando era pequeno, 748 era um terror pra pegar. Sempre passava voado, não parava pra ninguém...Hoje em dia, parece até que param demais. A Litoral parece que é menos aplicada que a Redentor, uma vez, indo para o InfoBarra num 702, ele decidiu que não ia parar mais em nenhum ponto e só parava pra soltar passageiros. Fiquei com medo de ele não parar no InfoBarra... Os Santa Maria e Tijuquinha não sei como estão hoje em dia... Não passam por aqui.

Bom, para fechar o momento-busólogo, vou deixar aqui uma foto que achei
Em http://onibuscariocas.fotopages.com/?entry=1164291

Experimente também: Guia de Itinerários - Rioônibus
http://www.vadeonibus.com.br/index.php#

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...