29 de out de 2013

Mudar TextView com aplicação em Android

No post anterior, vimos como obter um conteúdo da interface Android para dentro do processamento em Java. Agora, o objetivo é processar algo e retornar para a interface, alterando-a conforme o resultado.

3 - Processando a resposta
O processamento é um raciocínio meramente algorítmico. Temos que criar um número aleatório e verificar se é ímpar ou par.:

  1. int numero = (new Random()).nextInt(50);
  2. int resultado = numero % 2;

A variável "numero" recebe um número aleatório criado pelo método nextInt (cujo parâmetro é o número máximo somado de 1, desde 0, que poderá ser sorteado, ou seja, nextInt(50) é um número entre 0 e 50, excluindo o 50) e que precisa da importação de java.util.Random, a própria IDE deve reclamar disso, pondo um ponto de erro na linha e uma sugestão de correção com a importação.

  1. import java.util.Random;

Este código vai na MainActivity.java, conforme explicado no post anterior.

4 - Exibindo a resposta modificando a interface
Usando uma interface simples, vamos alterar o texto "Hello World!" para "Cara" ou "Coroa", se a variável "resultado" for igual a 1 ou 0, respectivamente (ou vice-versa). Para alterar o conteúdo, é preciso armazenar o "ID" do elemento da interface usando o método findViewById. O código fica o seguinte:

  1.     /** Chamado ao pressionar OK */
  2.     public void processar(View view) {
  3.         TextView editText = (TextView) findViewById(R.id.textView1);
  4.         String mensagem = editText.getText().toString();
  5.         int numero = (new Random()).nextInt(50);
  6.         int resultado = numero % 2;
  7.         if(resultado == 0){
  8.                 mensagem = "Cara";
  9.         }
  10.         else{
  11.                 mensagem = "Coroa";
  12.         }
  13.         editText.setText(mensagem);
  14.     }

A variável "mensagem" é iniciada com o conteúdo "Hello World!" só para aproveitar o código do último post. Poderia ser vazia. A "editText" identifica o elemento (como um form) que contém o texto e possui um método para alterar o texto desse elemento, que é usado na última linha, o setText().

Vamos aprimorar a interface e, em vez de mostrar o resultado com texto, vamos mostrar uma moedinha mesmo (sem animações, só a figura mesmo, mais informações sobre figuras no site do Android Developer).

Primeiro, você deverá trazer suas figuras de cara e coroa para o acervo de imagens. Para isso, copie as imagens desejadas e, no Eclipse, na pasta res/drawable-hdpi (pode ser também mdpi ou ldpi, vi aqui), clique com o botão direito e cole. Atenção ao tamanho das figuras, que deve ser pequeno. Para mais informações, existe uma série de explicações no Android Developer. Quanto à extensão, consegui com .gif e com .png como pode ser visto na figura abaixo.

ic_action_cara.png foi uma tentativa frustrada de carregar
a imagem pelo Create New Icon do Eclipse.
Só consegui mesmo copiando e colando na pasta drawable
Volte ao activity_main.xml e escolha Graphical Layout. Clique na caixa suspensa "Image & Midia" e, em seguida, arraste para a tela do aplicativo o ImageView. Selecione uma imagem qualquer para ser a imagem inicial do programa (eu usei o ícone do programa). Conforme o resultado, essa imagem mudará para a imagem de cara ou de coroa seguindo os passos a seguir.

No MainActivity.java, antes do if que avalia o resultado, crie um objeto para receber a imagem padrão.

  1. ImageView imagem = (ImageView) findViewById(R.id.imageView1);

Dentro do correspondente if/else, mude o conteúdo do objeto para a imagem de cara ou de coroa:

  1. imagem.setImageResource(R.drawable.nome_arquivo_cara_ou_coroa); //OBS: Sem o .png

O método fica, então:

  1.  /** Chamado ao pressionar OK */
  2.     public void processar(View view) {
  3.         TextView editText = (TextView) findViewById(R.id.textView1);
  4.         String mensagem = editText.getText().toString();
  5.         ImageView imagem = (ImageView) findViewById(R.id.imageView1);
  6.         int numero = (new Random()).nextInt(50);
  7.         int resultado = numero % 2;
  8.         if(resultado == 0){
  9.                 mensagem = "Cara";
  10.                 imagem.setImageResource(R.drawable.cara);
  11.         }
  12.         else{
  13.                 mensagem = "Coroa";
  14.                 imagem.setImageResource(R.drawable.coroa);
  15.         }
  16.                 editText.setText(mensagem);
  17.     }

Resultado:

Tela Inicial

Apresentação do resultado

5 - Instalando o aplicativo no celular
No Eclipse, na esquerda, onde ele mostra os diretórios, vá em bin/res e copie o caraCoroa.apk (ou o nome que você deu a seu projeto) para o celular. Abra-o no celular e instale.

Fontes de Consulta:
Stack Overflow
Mkyong.com

Um comentário:

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Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

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