26 de fev. de 2010

Firefox 3.6

Eis que formato meu pc e vou eu, realizar meu primeiro ato dentro do sistema operacional recém instalado: abrir o Internet Explorer para baixar o Mozilla Firefox. Reparei algo estranho na versão, 3.6, mas só fui perceber mesmo depois. Explicarei aqui como.

Assim que abre, o Firefox apresenta sua página de boas vindas com uma aparência estranha, piscando, não entendi muito bem aquilo, mas acreditei que fosse necessária uma reinicialização. Tá, era só essa página, não tinha do que reclamar. Continuei navegando. Até que decidi TUITAR. A digitação do texto no twitter estava extremamente lenta nesse recém instalado Firefox 3.6 . Então, comecei a acreditar que seria o driver de vídeo, achei que estava fudido. Já estava pensando puto pra caralho nos joguinhos, que, mesmo que não sejam nada demais, são meus joguinhos viciantes, pensava que não poderia jogá-los ! Mas eis que me vem uma idéia (as anteriores, abaixar a qualidade da video e reinstalar o driver de video, não foram muito eficazes): abrir o twitter no Google Chrome. Sim, lá funcionava perfeitamente. Acompanhando minha digitação. E então, decidi ver um twiit meu, onde eu dizia a minha versão do Firefox antes da formatação (eu botei aquilo simplesmente copiando a frase de boas vindas, só pra frisar a atualização, naquele dia): Você está usando o Firefox 3.5.8 . Fuuuu! Então, era a versão 3.6 que estava fudendo com minha paciência! Então, desde ontem estou pesquisando mais informações sobre esse erro. Pensei até em reportar pra Mozilla (eu só indiquei como incompatível pelo próprio Firefox, hoje vi até o site pra reportar bug, mas não tinha certeza se devia reportar isso, pode ser que alguém já tivesse reportado ou que eu tivesse no lugar errado, então larguei mão, principalmente depois que achei esse tópico: http://support.mozilla.com/en-US/forum/1/564610 bom, creio que com esse, a Mozilla já esteja ciente). Bom, lendo por aí achei alguns tuítz sobre a tragédia:
http://twitter.com/FelypeSouza/status/9117326887
http://twitter.com/ptnik/status/9020347016
Já devidamente retwuitadz. Também achei esse site falando da mesma coisa (a partir de um desses tweetis): Aberto até de Madrugada: Firefox 3.6 Text Area Imput Bug . Lá, diz também haver erros com o blogger, mas não reparei nada até aqui (afinal, estou postando no blogger nesse momento).

Além desse erro com o twitter, tenho outras críticas a fazer. Uma coisa que também reparei no começo é que o tamanho dos ícones das sugestões na barar de endereço ficou menor, eu achei estranho, tinha me acostumado já com as sugestões grandes. Além disso, a abertura de novas abas me irritou. E já vi num desses sites que não foi só a mim. Logo pesquisei no google por "new tab at the end" e achei um add on que foi prontamente adicionado ao meu Firefox: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/61766 . Tá, essa idéia de colocar a nova aba no meio, relacionada à aba de origem até que foi legalzinha, estou acostumado a vê-la no Google Chrome, mas no Firefox, estou acostumado demais com a aba no final para aceitá-la assim. O add-on veio muito a calhar, muito obrigado por quem teve a idéia.

E, para finalizar meu momento crítico chato de cinema, a caixa de pesquisa do Firefox (aquela pequinininha, que dá pra adicionar buscas particulares, eu gosto dela pra buscar direto videos no You Tube e artigos na Wikipédia sem ter que ir nos sites) apresenta uma fonte preta para o nome da busca. Por exemplo, agora, estou com a busca na Wikipedia (en) ativada e lá está escrito com fonte preta, e não cinza como antes (que mostrava que não estaria em uso). Sim, eu me confundi uma hora e fui apagar o que tava escrito, e então sumiu e percebi esse errinho.

Bom, apesar disso tudo, continuarei fazendo propaganda do Firefox aos 4 ventos e torço para que essas anormalidades sejam corrigidas logo, principalmente as da caixa de texto e a da pesquisa. Esse das abas poderia vir com uma opção, já que é uma novidade, e então somente precisaria desmarcá-la quem não quisesse. Não achei essa opção, mas felizmente achei o addon. E de resto, viva o software livre.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...