Recentemente, foi lançada, com pompas de linha de ônibus revolucionária, a nova linha que tem o suposto objetivo de ligar Niterói à Barra. Essa é uma demanda há muito tempo falada pelos moradores de Niterói e São Gonçalo, mas que parece não ter sido tão satisfatória por não fazer o caminho pela Linha amarela.
Retirado do Cidade Niterói (Foto: Detro) |
A linha tem dois tipos de serviço, o comum e o executivo, funcionando apenas 4 vezes ao dia, 2 por turno. Parece estranho ser uma linha autorizada mas em caráter experimental. Os horários, conforme divulgação são os seguintes:
- Ônibus comum (Bilhete único)
- Saindo de Niterói
- 5 da manhã
- 14:15
- Saindo da Barra (Shopping Aerotown)
- 8 da manhã
- 17:00
- Executivo ("Tarifa"/"Frescão")
- Saindo de Niterói
- 5:30
- 13:45
- Saindo da Barra (Shopping Aerotown)
- 8:30 da manhã
- 16:30
O trajeto, que pode ser conferido no Moovit, além de não passar pela Linha amarela, que seria o caminho mais direto, parece não se integrar com o sistema de transportes da própria Barra, não passando pelo Terminal Alvorada - apenas margeia e permite embarque na passarela de acesso. A linha mais parece ser um lobby de moradores da Zona Sul para poder ter um ônibus para a Barra por dois motivos principais: de Niterói para a Gávea, já existem linhas bem frequentes da própria empresa 1001 e, de lá para a Barra, também existem diversas linhas para a Barra. E o segundo motivo principal para não ser considerada uma otimização do transporte é que a linha é concorrente do sistema de metrô e até mesmo BRT, já que na instalação desses modais, foram retiradas diversas linhas para que os passageiros fossem forçados a usar os sistemas de pista exclusiva que são mais eficientes (apesar de ressalvas da lotação).
Então, ficam as perguntas: por que não utilizar outro caminho, a linha amarela, que seria uma novidade e efetivamente estimularia os passageiros de Niterói e região a fazer o caminho completo, sem tirar a oportunidade de quem já prefere o caminho pela Zona Sul feito por outras linhas da mesma empresa? Será que a linha vai acabar "flopando" e a conclusão do "experimento" vai concluir que deve-se continuar tendo os mesmos serviços? Fora o fato da linha funcionar poucas vezes ao dia e o executivo ser um preço absurdo de mais de 34 reais. Para efeitos de comparação, o preço do terminal Alvorada até Petrópolis é de 30,69 segundo o site da Única (preço de 2023).
Por outro lado, também é possível ver um outro lado do passageiro que prefere seguir a viagem toda num transporte só, não se importando se leve tempo a mais, principalmente na volta para casa. Mas mesmo por esse ponto de vista, o passageiro ainda consegue ir do terminal Alvorada até o terminal Jardim Oceânico com relativo conforto, ainda mais com a chegada dos BRTs amarelinhos, e com um tempo de trajeto excelente, dadas as condições terríveis de trânsito na Barra. E do terminal Jardim Oceânico, pode também optar por ônibus para a Gávea (550, 555, 565, Integrada 1) ou o próprio metrô (mais caro) até Antero de Quental ou Botafogo para pegar os ônibus para Niterói. Num cenário de integração tarifária e acessível (sem precisar andar muito), o caminho BRT+Metrô+Barcas seria o mais confiável para o centro de Niterói. Já o caminho Ônibus para Gávea (309, Integradas, 565) + ônibus para Niterói seria o caminho com menos transbordos e seria pouco diferente do que propõe a linha atual. O caminho da Linha amarela, que pode ter engarrafamentos (como qualquer caminho para a Barra) acaba cumprindo o propósito de alternativa dos caminhos já saturados pela Zona Sul e também de permitir o passageiro apenas ficar em um transporte e não se preocupar com transbordos.
Creio que muitos passageiros estejam dando esse feedback de alguma maneira para a empresa, que pode se interessar em movimentar a mudança. Por enquanto, resta a festa da secretaria de transportes por uma solução que não se integra com o transporte da cidade e parece não ser eficiente nem para a operadora nem para os passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário