28 de set. de 2008

Grande Prêmio de Singapura - Volta Pirulito!

Assisti ao Grande Prêmio de Singapura, que tinha o grande atrativo de ser noturno (eu já esperava uma barbeiragem do Rubinho devido a cochilo ao volante, mas quem cochilou parece ter sido o Raikkonen), apesar da televisão não colaborar. Eu conto aqui com as senscionais antenas de chifrinho, e de vez em quando elas decidem sacanear, ontem e hoje, por exemplo, elas tavam que tavam. Consegui no máximo, botar som bom com uma imagem bem ruim (não dava pra identificar os carros, isso me levou a não assistir ao Treino). Então, vi que a outra televisão estava com a imagem boa e sem som, e tive a brilhante idéia de botar som alto numa e assistir na outra. Apesar do som alto, não dava pra ouvir muito bem, pela distância, e não dava pra aumentar mais porque quem passasse perto da TV com som ia ouvir berros. Acabou que só dava pra ouvir bem mesmo o Galvão Bueno, que era a última coisa que eu queria ouvir... Mas pelo menos dava pra tentar ouvir os outros e o barulho dos motores. Quando tinha rádio, tinha que correr pra outra TV pra ouvir bem.

Os arredores do circuito eram realmente bonitos, aqueles prédios altos, a "Big City Night", citando Scorpions, tava bem bonita. Na verdade, tinha visto o circuito na sexta, de relance, na academia, que conta com SporTV, que tava mostrando o Treino Livre. O asfalto tinha aquele probleminha das ondulações, é bonito ver o atrito do ferro com o chão a alta velocidade, aquelas faíscas ficam bem na foto, mas pro piloto, deve ser péssimo ter uma ondulaçãozinha andando a 200 por hora. Nelson Piquet parece que saiu por culpa delas. Nelson Piquet fez a corrida virar do avesso, então podemos dizer, por dedução lógica, que as ondulações decidiram a corrida. Não? Ah, diz que foi! Não deu... (Tá bom, quem tirou a corrida do Felipe, na verdade, foi o piruzinho, digo, pirulito.)

A corrida estava direcionada a ser um grande prêmio de singaporre , com Massa disparado em primeiro, Hamilton em segundo afastado de Raikkonen em terceiro. O pódio parecia definido, já estava conformado, as imagens se focavam na disputa lá atrás, que tava boa. Kubica largou bem, parece que tava em quarto. Houve um princípio de emoção quando Raikkonen decidiu acelerar, e parecia que ia chegar em Hamilton, isso me preocupava, já que torço pro Hamilton. No fim das contas, tava bom terminar desse jeito, mas a corrida ia ser um saco, já não bastava estar lutando contra os chifrinhos pra assistir a corrida e contra o Galvão falando de sua nova descoberta, o tique do Hamilton (acho que o Galvão andou lendo textos na internet sobre sua pessoa, não deve ter gostado muito e decidiu descontar em alguém). Mas eis que surge uma Renault no muro. Alonso? Piquet!! Bateu, segundo disse na entrevista, por causa das ondulações da pista, perdeu o controle e panz. Beijou dois muros, espalhando cacareco por tudo que é lado. Foi engraçado ele atravessando a pista, foi correndo pra não ser atropelado a mais de 100 por hora (é lento assim porque tinh, naturalmente, bandeira amarela). Então, entraram dois Safety Car 's, um perua (que eu costuma chamar de carro de funerária, já tava pensando que ia carregar o Piquet, mas felizmente tava tudo bem com ele, ele até atravessou a rua correndo antes da chegada do sc) e o tradicional, que é um puta carrão, que esperou pelos pilotos pra liderar a corrida, tirando toda a vantagem do Massa sobre o Hamilton e de Hamilton sobre Haikkonen, esfriando um pouco o avanço do finlandês pra cima do Lewis. Com o safety car na pista, alguns pilotos precoces decidiram ir pros boxes ainda fechados (isso foi importante pro desenrolo da corrida, pois tiveram punições de stop and go, 10 segundos parados nos boxes, ferrando a vida de Kubica e Rosberg), boxes liberados, aí é aquela festa. Confesso que ainda não entendo muito isso de boxe aberto ou fechado, Massa já perdeu uma corrida por causa de um sinal que ninguém olha na saída dos boxes, bom o Galvão não ensina isso, já sobre o c em polonês...



Felipe Massa nos boxes. Tudo bem que não torço pro Felipe Massa, torço pro Hamilton, mas não é como o Rubinho, que eu torcia contra (depois de várias decepções, torcer contra era mais divertido e evitava ver a maldita sambadinha no pódio). Ainda parece estranho um brasileiro ser campeão do mundo e eu gsoto do estilo do Hamilton... Mas também não torço pro Massa se ferrar. E ele têm dado azar ultimamente. Se a equipe fosse como na época do Schumacher, ele poderia já tá com a mão no título talvez. Galvão diria que sim. Eu diria que o Hamilton deu mole às vezes também e poderia estar na disputa independente disso. E o Hamilton sempre aperta o botão Com emoção, o que deixa a corrida muito mais foda (bom ele perdeu o campeonato por isso, mas se tivesse ganhado, ia ser foda demais).

Eis que Massa recebe ordem pra sair da parada, sem o pirulito (não sabia que aquilo tinha um nome tão sofisticado), com alguma coisa eletrônica. E ele sai arrastando o homem da bomba de combustível, e em seguida, só a mangueira da bomba e teve que estacionar na saída do boxe, esperando que alguém da Ferrari arrancasse aquilo. Depois de algum tempo, um pessoal saiu correndo pra tirar a mangueira do Massa (troço estranho isso). Demoraram mas tiraram, e Massa partiu pra seu décimo oitavo lugar no grid (de 20-2 desistentes - Barrichello e Piquet). Haikkonen também se deu mal porque ficou na fila esperando no boxe, mas não tanto quanto o Massa. Hamilton também não se deu bem, mas ficou numa posição boa, e na frente dos dois. Com as punições, acabou que Alonso surgiu em primeiro e lá ficou até o fim da corrida. Hamilton foi para o pódio (eu preferia que o pódio tivesse sido aquele do começo, mais justo, vão falar que foi sorte do Hamilton...), no fim das contas foi muito favorável ao Hamilton. Eu preferia que fosse no método tradicional, mas fazer o que. Raikkonen parece que dormiu no volante e bateu, jogando fora os pontos da Ferrari.

Não gostei muito da corrida, apesar do Hamilton ter se dado bem. Agora fico um bom tempo sem ver a Fórmula 1, só acompanhando os resultados, já que as próximas corridas, Japão e China, são de madrugada, e torço pra que o campeonato seja decidido em São Paulo. Então até o GP do Brasil. Ah, sobre o pirulito. Gosto muito do pirulito, sem trocadilhos, aquele negócio arcaico pra uns, dá um charme especial pra Fórmula 1. E parece ser muito mais seguro. É meio estranho não ter aquilo, sem ninguém com uma plaquinha na frente dizendo se deve engatar a marcha e partir. O eletrônico fica muito sem graça. E ainda dá problemas. Sinceramente, não vi onde é a luz do eletrônico, não deu tempo pra sacar. Bom, que volte o pirulito então. Essa corrida serviu pra lançar a campnhar Viva o Pirulito!

*PS: Boa pedida pra vereadora, http://www.ingrid13031.com.br/ essa conquistou meu voto!

Linda! Fiu fiu!

Um comentário:

Raphael disse...

antes que falem, como vocês podem evidenciar, esse safety car não é o da corrida. É o mesmo modelo, mas não é uma foto da corrida. Nem era a intenção, só queria reforçar que o bichinho é bonito. Não queria botar fotos da corrida, isso aqui não é um jornal! bom, procurando por pirulito singaporre, acha esse post no Google. Inté mais

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...