11 de set. de 2008

Um dia digno de nota

Bem, tenho tido algumas idéias pra escrever aqui... Ainda falta um pouco de paciência e concentração. Pretendo escrever alguma coisa sobre a psicologia do mal-motorista, favelas, Gabeira, ônibus na Barra, alguma poesia plagiada sobre passos... Mas antes, tenho que registrar o agitado dia, em que ocorreram altas confusões num clima de aventura. Já no começo do dia, ainda tomando café da manhã ao som de um helicóptero que pairava no céu, relativamente longe, mas que dava pra ouvir bem seu barulho. Não imaginava que ele estivesse tão perto. Descobri onde ele estava ligando a TV. Pensei: talvez esteja acontecendo alguma coisa grave e está passando na televisão... Liguei na Globo e o Bom Dia Rio chama o Globocop... E ele estava sobrevoando... a Cidade de Deus! Bom, pelo visual, não esperava que estivesse tão perto (segundo minha lista de distâncias, que eu escrevi com a ajuda do Google Earth (ah, o Google Maps tá com um sensacional serviço de fotos reais de ruas, depois talvez fale a respeito, muito bom, fecha primeiro parênteses), a Cidade de Deus fica a 3 km daqui de casa, fecha segundo parênteses). A notícia era sobre a operação do Exército para invadir favelas controladas por tráfico (Cidade de Deus, por exemplo) e melícias, como dizem os populares (Rio das Pedras). O exército vai ocupar as favelas aqui de Jacarepaguá/Barra, a Marinha vai cuidar das favelas perto do Fundão (navio na Maré?) e a Aeronáutica, parece que da Zona Oeste. Tudo isso pra impedir a imposição de vagabundos no voto dos populares, não entendi bem como vai ser a ocupação, mas parece que eles voltam pra casa às seis... Me pareceu medida pra inglês ver... Bom, o Bom Dia Rio serviu ainda pra eu saber que a Linha Amarela, perto da Ayrton Senna, tava com trânsito livre (genial essa informação, o engarrafamento começa depois do túnel da Covanca...).

Depois, fui à luta, caminhada pra pegar o ônibus, engarrafamento na Geremário, engarrafamento na Pau Ferro. Na Linha Amarela, percebi que havia ônibus novos, entupindo a via (a culpa não era deles, coitados, mas é fato que às vezes parece que tem mais Caxias x Barra que 175 e olha que 175 é chato pácas), com a importante nova linha pra Queimados, onde quer que seja Queimados. Sinto que vão fazer com a Barra o mesmo que fizeram no Centro com relação aos ônibus, por enquanto vai dar vazão, a Barra tem uma infra-estrutura melhor para isso, o que não dá é pra ficar insistindo no erro do transporte rodoviário, mas falarei disso com mais enrolação em outro post. Bom, ontem tinha visto uma cacetada de ônibus da Ingá ou Tinguá ou as duas voltando na Linha Amarela enquanto eu ia. E seguindo no sentido Fundão enquanto eu voltava. Devia ser a estréia, o engraçado é que eu não soube de nada e ainda não sei de nada (eu não fei de nada), só sei o que eu presenciei. E pelo que presenciei, a vista eletrônica fica uma porrada de tempo dizendo Bom Dia! e um pouquinho dizendo pra onde vai. Eu vi que num desses ônibus, tava escrito do lado um nome muito engraçado, agora não lembro. Mas em outro tava Queimados na vista principal.

Daí mais um período de tédio no dia até a interrupção da aula de Espectroscopia (em meio a tabelinhas estilo Fisexp I que podiam ser otimizadas com a ajuda de Excel). A Nilce entrou na sala e falou no ouvido do Gerson. Ele então disse pra gente guardar as coisas e descer as escadas com calma porque o prédio ia ter que ser evacuado (em pleno 11 de Setembro). Parece que foi algum vazamento broxante (de coisas Bromídricas) do sexto andar. Partimos então para alguma enrolação no térreo até que o guarda pediu pra sairmos de lá também (tava maior galerão lá, parecia chopada no térreo) e fecharam o bloco A. Partimos para o almoço, conheci o Bandejão, mas almocei no Kilowatt's.

Passe a tarde no Fundão. Voltei então, no integração vi um comboio de carros com soldados seguindo em direção da Ilha na Linha Vermelha e fiquei tremendo no engarrafamento da Maré. Peguei um 241 que decidiu arrancar comigo pendurado na porta, no maior estilo Caxias (devia ter anotado o número do ônibus pra fuder esse motorista cretino). Uma menina descobriu que o 241 não passava no Méier (só por cima, na Linah Amarela) e tentou tomar a atitude impensada de descer no meio do caminho (o motorista, obviamente ignorou a cigarra puxada no meio da linha amarela), mas os populares de plantão no ônibus conseguiram convencê-la a descer na Freguesia e corrigir a besteira lá (um popular queria que ela descesse no Pedágio, suicídio isso, mas os outros populares salvaram a guria.)

Finalmente na Freguesia, vi um 225 lotado passando na Rua Tirol, fiquei imaginando o que levava aquele 225 passar ali, já imaginava que tava rolando altas revoluções no Alto da Boa Vista ou no Itanhangá, mas só esse mesmo mudou o caminho. Bom cheguei em casa recepcionado pelo testemunho da minha mãe sobre helicóptero do exército rasante e imagens na TV do Rio das Pedras.
Definitivamente, um 11 de Setembro interessante, emocionante e divertido, bem diferente da sexta de uma semana atrás...

PS: Resumo pra frase do MSN: Muitas emoções hoje! Exército e evacuação do IQ e IF! 400T e 425T entupindo a Linha Amarela! 225 na Freguesia! Bandejão a 2 real!

*ao som de Helloween (Keeper of the Seven Keys), U2 (Miss Sarjevo), O Rappa (Lado B, Lado A), Tenacious D (POD), Dream Theater (Another Day)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...