2 de mai de 2011

Ubuntu não inicia após atualização do 11.04

Como de costume, após atualizar o Ubuntu, houve probleminha de vídeo devido ao "digníssimo" chipset SiS (672 FX, para ser mais preciso).

Assim que liguei o laptop, após a atualização estar completa, não aparecia nada na tela, fica preta total, então apertei crtl+alt+del e ele reiniciou (deu até a notificação de encerrando processos). Pedi para iniciar em modo de restauração e, aí sim, ele ligou, mas avisou que não pôde reconhecer os gráficos.

Instalei então o Unity 2D:

$ sudo add-apt-repository ppa:unity-2d-team/unity-2d-daily
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install unity-2d

fonte: https://launchpad.net/~unity-2d-team/+archive/unity-2d-daily

Aparentemente não ajudou muito, consegui fazer o Ubuntu abrir a tela de login e ligar, mas ainda com 1024 x 728 de resolução.

Achei dois sites que me ajudaram aqui, na verdade comecei tentando os passos desse e depois rodei o script desse, na verdade não sei quem foi que fez a coisa andar.

No primeiro site - http://0fx66.com/...ubuntu-11-04-e-o-problema-com-os-drives-da-sis/ - para fins de registro, deixarei aqui os passos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install git xorg-dev mesa-common-dev libdrm-dev libtool build-essential

git clone git://github.com/hellnest/xf86-video-sismedia-0.9.1.git
cd xf86-video-sismedia-0.9.1
./configure --prefix=/usr --disable-static
make
sudo make install
sudo gedit
/etc/X11/xorg.conf.failsafe


A partir da edição do xorg.conf, não funcionou mais aqui, o arquivo xorg.conf aparecia vazio aqui.

*OBS - EDITADO: O correto é sudo gedit /etc/X11/xorg.conf.failsafe e não /etc/X11/xorg.conf (como eu havia usado e não tinha dado certo). Dica da Larissa, nos comentários! Brigadão pela contribuição! Lembrem-se de fazer backup do arquivo antes de editá-lo, caso dê errado, é só copiar ele de volta para a pasta (pode acontecer de só abrir na linha de comando)

O site lá sugere trocar a linha Driver "vesa" por Driver "sis".

Já pro segundo site - http://www.ubuntero.com.br/...ubuntu-11-04-em-placas-sis-671672771-e-solucao-de-possivel-desempenho-ruim/ - apenas rodei o script (descompactei o tar.gz e rodei pelo terminal ./Driver sismedia 11.04.sh . ATENÇÃO: Meu computador reiniciou de repente ao rodar esse script, então é melhor salvar tudo ou, de preferência, não estar fazendo nada em paralelo quando rodar o script.

Após reiniciar, aparentemente não havia funcionado, até achei que tinha sido pior pois voltou à tela preta, mas, hoje, iniciou de novo com o 1280 x 800 e, aparemente, tudo está certinho. Qualquer coisa, deixem nos comentários.

De resto, vou me acostumando às novidades, eu ainda tenho muito apego ao "Ubuntu Clássico", mas vou tentar dar uma chance para o novo (sim, há a opção de escolher na hora da inicialização). O Firefox 4 ficou bonito, mais bonito que o 3, que me fazia usar a extensão de usar o design do 2. Mas algumas mudanças bobas que eu não entendo o porquê, como a substituição do F6 (para alcançar a barra de endereços) pelo ctrl+L e a alteração da ordem "Abrir em nova aba" e "Abrir em nova janela". E ainda tenho que resolver o problema do Emesene não estar funcionando, ele faz uma coisa esquisita, como se tivesse logando na conta dos programadores e entra se eu colocar qualquer login e senha nessa mesma coisa (tentei usar o aMSN, mas achei feio demais e senti falta de algumas coisas e o Pidgin, uma vez, desbloqueou todos meus contatos bloqueados, então nem tento esse, tenho usado o Meebo, ótimo para um MSN online, com chat e tudo).

*ao som de Metallica (St. Anger e Some kind of Monster), Alice in Chains (Man in the box), Steppenwolf (Born to be Wild), Guns n' Roses (Think about You, You're crazy), Coldplay (A rush of blood to the head), Black Label Society (No More Tears), Blind Guardian (Script for my Requiem e Mordred's Song)

3 comentários:

Larissa Ferreira disse...

O note do meu irmão tb é com esse @#$%$%#!# de SIS e ele não estava conseguindo fazer funcionar depois de atualizar, restou pra mim resolver... seu post foi de muita ajuda era exatamente o que precisava, vlw ;)

Larissa Ferreira disse...

Só um detalhe. Descobri pq nao conseguiu editar o arquivo xorg.conf. É pq esse arquivo não existia na sua máquina, qd deu o comando ele criou um novo. No caso sua maquina usava um arquivo de configuração com nome diferente, talvez seja igual ao que tenho aqui xorg.conf.failsafe. Substitui o nome no comando troquei 'vesa' por 'sis' e deu certo =) nao precisei executar a segunda ação.

Raphael disse...

Hmm muito bom saber disso, vlw pelos comentários, Larissa! Vou editar e adicionar essa informação do xorg.conf.failsafe

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...