8 de jul. de 2012

Paragominas - Município Verde

Hoje, na ausência de programas na tv aberta de manhã (domingo... só tem globo rural, jequiti e coisa crente), decidi ousar e fui até o 32, Futura. Estava passando uma interessante reportagem do Globo Ecologia


Confesso que fiquei surpreso. As pessoas falando de quão bom é viver lá, da educação no trânsito, da atitude ecológica. Bem, pode ter sido algo manipulado para algum interesse político/empresarial, mas prefiro me manter otimista... Queria saber qual foi o dedo por trás disso, pois não se faz uma mudança de prioridades e comportamento assim, do nada. Li na Wikipédia que existe atuação da Vale na cidade. Portanto, imagino que seja alguma contrapartida na forma de investimentos. Mas, mesmo assim, ainda é preciso mais pra me convencer o porquê disso ter dado certo. A pressão política nem é tão grande assim, imaginei alguma força ecológica na região, um Greenpeace atuante... Por sinal, está havendo intensa propaganda da Hidrelétrica de Belo Monte (que, segundo alguns, só serve para benificiar a Vale) aqui no Rio, já vi em muitos ônibus e painéis, mas não lembro de ter visto em outdoor, o que seria até meio que pisar em ovos já que, recentemente, a prefeitura condenou os outdoors por poluição visual, ainda que só nas regiões destacadas da cidade - zona sul e centro - mas, mesmo assim, faz um efeito de "outdoor é ruim, porque acreditar numa informação ecológica nele? Seria o mesmo princípio do Partido Verde distribuindo panfletos. Possivelmente, os poucos populares que darão atenção a isso, vão se convencer de que Belo Monte é bom. Porém, acredito que essa propaganda - aqui no Rio - seja mais pra convencer a "elite intelectual" e essa sim, estaria preocupada, em tese, se outdoor é uma contradição.

Ainda que Paragominas seja uma medida para maquiar uma desgraça maior, ainda acho peculiar o fato de ter sido posta em prática, com tanto descaso com legislação. Deve ter sido, mesmo, pressão internacional (pelo que lembro da matéria, a cidade estava na lista das piores em desmatamento). E, se os depoimentos dados realmente refletem uma mudança de nível do povo da cidade, a medida acabou por se tornar benéfica, criando uma estranha utopia no Norte brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assista o video no yutube do Municipio Verde, e comprove a grande virada da sociedade

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...