Primeiro, vamos às configurações necessárias. Ao espetar um adaptador serial-USB numa das portas USB, é criado um arquivo na pasta /dev/ do Linux. Você pode conferir qual o arquivo através do seguinte comando:
- ls /dev/ttyUSB* -l
- >> crw-rw---- 1 root dialout 188, 0 Mar 16 21:11 /dev/ttyUSB0
- sudo stty -F /dev/ttyUSB0 57600 cs8 -cstopb -parity -icanon min 1 time 1 eol ^D
- sudo chmod 660 /dev/ttyUSB0
- echo 'Consegui' >/dev/ttyUSB0
Agora, para uma comunicação mais eficiente, visualizando-se as mensagens enviadas e devolvidas, é utilizado o minicom. É a alternativa que encontrei ao bom Hercules SETUP utility para fazer essa mesma função no Windows.
- sudo apt-get install minicom
sudo su (entre com a senha de super usuário)
minicom -s (diálogo de configuração do minicom)
Abre o seguinte diálogo:
Selecione Configuração da porta serial, e digite as opções desejadas para poder editar (por exemplo, digite "A" para mudar a porta tty8 para ttyUSB0 e "E" para mudar a velocidade para 57600 (como estava com 115200, simplesmente apertei B para selecionar a próxima opção, e caí no 57600).P
Pressione "B" |
Para entrar com qualquer comando no Minicom, você deve apertar ctrl+a e, depois, a opção desejada. Por exemplo, para fechar ctrl+a e, depois, x. Para ajuda, ctrl+a e z.
Se você fizer um teste simples, com uma porta RS232 com os pinos de Rx e Tx conectados (teste loopback), como na imagem abaixo, você deve obter o texto digitado duplicado (se echo estiver ativado, o que é verdade por padrão). Aqui, só consegui fazer funcionar depois que desativei o controle por hardware e enviei um line feed.
Teste loop back para RS232 com adaptador para UART |
Enviar linefeed |
Nenhum comentário:
Postar um comentário