25 de dez. de 2020

Registro histórico do ano de 2020

 Falta 1 semana para acabar 2020 e vou recapitular aqui o que de mais surreal aconteceu nesse ano que de fato conhecemos uma pandemia ou sindemia, termo que nunca tinha ouvido falar, mas que vou discorrer sobre as várias interpretações que tive sobre o que é ao longo do ano.

O começo do ano já foi um prólogo para os cariocas por conta da Crise da Geosmina na Cedae. Em resumo, com informações que fomos tendo ao longo do ano, o que aconteceu foi um sucateamento intenso (privatização batendo na porta) em conjunto com o dedo (podre) do Pastor Everaldo na administração da empresa pública. O tal pastor, que pelo visto era o governador efetivo no lugar do Wilson Witzel, acabou sendo preso (por outro motivo).

O efeito prático da tal crise foi gosto "de terra" na água da torneira, tornando insuportável mesmo filtrando, fervendo ou passando em filtro de carvão ativo com ultra-violeta. Na prática, quase todo mundo atendido pela Cedae ficou com água ruim, do pobre ao rico, exceto pelo fato de que, quem podia, comprava água mineral. E faltou água mineral no mercado, chegando ao ponto de ter limite de vendas por clientes. Só não foi a totalidade dos clientes da Cedae porque - acabei descobrindo isso - o eixo Niterói, São Gonçalo e Paquetá não são atendidos pelo Guandu, tendo uma estação de tratamento própria. 



Em Março, ainda estávamos começando a pegar confiança na água da torneira novamente, com uns litros de água mineral para abrir e veio a notícia que provavelmente desalinhou toda a realidade que conhecemos: Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai, por "supostamente" usar passaporte falso num país em que brasileiro nem precisa de passaporte - o Paraguai. A história ficou muito mal contada e acho que nunca saberemos o que de real aconteceu lá e o que pode ter sido abafado. Mas, dado o status de mago do Gaúcho e seu teor aleatório, sendo um pouco supersticioso dá pra acreditar que esse fato fez o mundo começar a catar cavaco. Daí pra frente foi só pandemia. 


E então, chegou o corona vírus ao Brasil. Originário supostamente de um pangolim (animal que provavelmente a maioria no Brasil nunca nem tinha ouvido falar) contaminado por morcego sendo devorado cru na China, a princípio, achamos que seria como na epidemia da gripe suína, em que as atividades continuaram normais por aqui, mas algumas restrições aconteceram. Lembro da proibição de bebedouros na faculdade e de ter adotado a prática de lavar bem as mãos ao ter contato com transporte. Mas, por vários motivos, a Covid-19 teve um contágio muito mais intenso e, ao redor do mundo, adotou-se o isolamento social como tentativa principal de mitigar o estrago. Os casos rapidamente se espalharam na China e Itália, de onde os primeiros casos do Brasil foram trazidos.

Ao acontecer o primeiro caso no Brasil, a maioria dos trabalhos presenciais foram reavaliados como home-office ou suspensos. Coincidentemente, surgiu nas primeiras semanas da quarentena o tal meme do Caixão.



Também nas primeiras semanas, surgiu um programa de TV nas manhãs da Globo chamado "Combate ao Coronavírus", com o apresentador Marcio Gomes entrevistando especialistas sobre as medidas que deveriam ser tomadas e dúvidas sobre os sintomas da doença.


Como consequência do isolamento social, as novelas da Globo foram suspensas e entraram reprises no lugar. Os programas de auditório também entraram nas reprises e, aos poucos, foram afrouxando.

    





Outra imagem marcante das primeiras semanas da quarentena foram as filas gigantescas para o recebimento do Auxílio Emergencial


E o nosso Presidente conseguiu se superar no quesito de falar besteira, estimulando o negacionismo da doença. Dá pra dividir em fases da "inteligência" bolsonariana:
  • A doença não existe
  • A doença mata tanto quanto se não tivesse a doença
  • Se tiver que morrer uns velhinhos, paciência
  • É só usar máscara e mandar todo mundo trabalhar
  • É só tomar cloroquina, nem precisa usar máscara
  • Vish, contraí a doença. Vou dar entrevista sem máscara
  • Era nada, não falei? 
  • Ninguém deve tomar a vacina da China
  • Ninguém deve tomar vacina nenhuma
Tamanha a inteligência que conseguiu brigar com dois ministros da saúde que, por ética, não podiam negar resultados evidentes do avanço do vírus e precisavam falar pra fazer tudo ao contrário que o chefe dizia. Além de brigar com um dos principais cartões de visita do governo falso-moralista: Sérgio Moro.




E não era uma briguinha qualquer, foi a divulgação de uma "mesa redonda" com as piores ideias pelo bem do país.
Só pra destacar alguns absurdos. Imagina isso numa reunião ministerial do Lula... Com direito a 33 palavrões do Messias!


Como um alívio para a pandemia, mas sem parecer ser um sintomia do desalinhamento do universo, foi lançado, após 7 anos sem atualização, uma nova versão do Worms Armageddon, a versão 3.8, atraindo antigos jogadores a voltar a jogar e movimentando uma boa temporada de Roper BR em 2020. 




Outro sintoma do desalinhamento do universo foi a saída do Chaves do SBT. E da televisão em geral. Outra informação surreal: O aniversário Guanabara foi cancelado para evitar aglomerações.



Com o desencadeamento da crise da saúde devido ao Coronavírus, percebemos que nossos governantes não tem limites e já perderam a linha da ética. Houve uma combinação de má gestão dos recursos e beneficiamento de instituições corruptas para a construção de hospitais de campanha (a maioria sequer foi entregue, sendo desmanchado) e compra de respiradores (que sequer serviam para o objetivo). Cara de pau, mediocridade e impunidade tem limite e um belo dia, amanhecemos com a notícia de que Wilson Witzel tinha sido afastado do governo do estado. No seu lugar, entrou outro que tem tantas ou mais provas de corrupção, mas segue solto. 



Ainda na política, tivemos os casos fora de realidade dos Guardiões do Crivella - pessoas (bem) pagas pelo governo municipal do Rio para avacalhar entrevistas da Globo sobre as condições dos hospitais municipais, além de ameaçar pacientes e funcionários. A prática não é exclusividade do município do Rio - há indícios que Caxias tenha feito isso também, e isso provavelmente é só a ponta do iceberg, dos municípios mais famosos em que esses fatos chegam à nosso conhecimento. Não sendo motivo suficiente para prender ou pelo menos suspender o prefeito, a justiça arrumou algo pior: QG da propina. E, em mais uma manhã, tivemos a boa notícia, como presente de Natal, que o prefeito Crivella estava sendo conduzido para o presídio. Já está em casa, mas com tornozeleira. A acusação é de envolvimento com propina envolvendo plano de saúde. Coincidência a saúde pública estar tão ruim não é mesmo? Enquanto isso, no governo do estado, descobriu-se que o então secretário de educação tinha um cargo fantasama em uma universidade particular - coincidência a UERJ ter tantos problemas, hein... 


Completando a trinca da cadeia ungida, tivemos o caso da Pastora e Deputada Flordelis, numa história bizarra de relacionamento entre filhos e irmãos adotivos e um complô bem sucedido para matar - MATAR - o próprio marido. Por sinal, essa foi a única que não pisou na prisão - pela imunidade parlamentar. Curiosamente, pessoas poderosas provavelmente mais influentes que ela foram presas mesmo durante o mandato (o próprio Cunha). Fica difícil entender o motivo e é fácil criar a teoria de que assassinato não é tão grave quanto corrupção. Mas não criemos essa teoria para fake news, temos que nos policiar porque de fake news o inferno já está cheio. 



Ainda sobre as derrotas nacionais, tivemos o apagão de 22 dias no Amapá. Após algumas soluções atrasadas de teor paliativo, a solução do problema foi dada - supostamente. Não há garantias que foi feita alguma gambiarra e que o paliativo seja o definitivo. E o mais preocupante, essas gambiarras devem estar espalhadas pelo país todo e um problema desses no Amapá pode acontecer em escala nacional. Mas não temos governo para nos tranquilizar de que isso não vai acontecer ou que temos estrutura para resolver rápido. Coincidentemente, no mês seguinte ao acontecido, entrou em vigor a bandeira vermelha na tarifa de energia. E o presidente pede para "segurar consumo", logo ele que defende a economia, morra quem morrer?



Na política internacional, o destaque é a eleição de Biden contra Trump. Mas, como estamos em 2020, para ser destaque, precisa de um tom surreal: Trump não aceitou até hoje a derrota e inventa fake news do desespero para negar a vitória de Biden. E, como temos aqui, a versão tabajara do Trump, o PR Jair entrou para o seleto grupo de 2 únicos governantes no mundo que não admitiram a vitória de Biden. O outro é o líder supremo da Coreia do Norte. A essa altura, até o Trump já está amolecendo, se duvidar, admite antes do "mito".



E, tal qual um ciclo, dezembro volta com o ápice da segunda onda e com o retorno das trapalhadas com a Cedae. Agora, uma das principais elevatórias teve problema devido a gambiarra. Um conserto que devia ter sido feito meses atrás foi negligenciado e a situação acabou estragando mais peças - e, para consertar, foi mais complicado. Como resultado, muitos lugares ficaram sem água e houve rodízio de água para mitigar os problemas dos locais mais afetados. O problema levou quase o mês inteiro para ser resolvido. 




Por fim, volto à questão da sindemia, como prometido. Meu primeiro entendimento do conceito de sindemia seria que a doença por si só teria suas consequências mas, que devido às condições que ela impõe (isolamento social e paranoia), traria outras doenças "por tabela" - e elas seriam a depressão e doenças cardíacas por sedentarismo, por exemplo. Lendo novamente, em outra ocasião, tive o entendimento de que o conceito de sindemia seria o agravante por outras doenças. Ou seja, uma pessoa com diabetes ou deficiência respiratória teria muito mais riscos pelo Covid que pessoas em condições mais brandas, explicando o efeito de A + B > A e B (Covid + Diabetes > Só Covid ou só diabetes). Por fim, tive a interpretação social, de que pessoas mais pobres tem muito mais riscos - condições sanitárias piores, filas nos serviços de saúde e inserção em transporte coletivo lotado. Já um rico - que muitas vezes não se dá conta do privilegio, tem mais chances tendo plano de saúde, tendo água encanada e podendo se locomover de Uber, veículo próprio ou simplesmente não se locomover. 



Minhas 3 interpretações podem ser, no fundo, a mesma coisa, o mesmo centro da ideia. E, para fazer o elo com a questão da corrupção, tivemos o efeito da sindemia da corrupção/covid-19, em que a epidemia de corrupção, há anos, já atrapalha nosso desenvolvimento e serviços, teve muito mais impacto com a ação da pandemia de Covid-19, e vice versa, no Brasil. 


Agora, vamos torcer para que a vacina não nos torne jacaré. A paranoia do presidente lembra o episódio da epidemia de gripe do Rick and Morty, em que o cientista acaba criando e espalhando, de forma desleixada, uma variante da gripe que torna as pessoas agressivas e possessivas e a cada tentativa de antídoto, a situação só piora. 



Enfim, que 2021 seja mais tranquilo, com menos fake news, menos cortinas de fumaça do presidente, vacinas confiáveis e eficazes e mais saúde mental. 






PS: Esqueci alguns fatos e adicionei aqui.

22 de nov. de 2020

Cobertura de Canais Claro/Net e Vivo TV

 Conseguir pesquisar a cobertura de canais pode ser uma tarefa complicada. Entre links quebrados ou que mudam toda hora e navegações que andam em círculos, as operadoras parecem fazer de propósito para o cliente não conseguir comparar os planos e acabar ficando no mesmo lugar (e pagando mais caro). Decidi facilitar e levantar essa lista para o Rio de Janeiro a seguir, com os links de referência (de 22/11/2020) usados para consulta.

OBS: Pode ser que alguns canais estejam faltando, seja por indisponibilidade local, ou por informação incompleta nas fontes consultadas (de responsabilidade das próprias operadoras). 

Vivo TV

Vivo Super HD

  • Band Rio HD
  • SBT Rio HD
  • TV Cultura HD
  • Record Rio HD
  • CNT
  • Rede TV! HD
  • Record News
  • Globo HD
  • TV Aparecida HD
  • Canção Nova HD
  • TV Gazeta HD
  • Rede Vida HD
  • Rede Século 21 HD
  • Agro+ HD
  • Futura HD
  • Rede Brasil HD
  • History HD
  • DIscovery Channel HD
  • Nat Geo HD
  • SporTV HD 1, 2 e 3
  • Studio Universal HD
  • Space HD
  • Universal TV HD
  • TNT HD
  • Sony HD
  • Prime Box Brazil HD
  • A&E HD
  • Canal Brasil HD
  • Megapix HD
  • FX HD
  • Fox HD
  • Warner HD
  • Cartoon Network HD
  • Gloobinho HD
  • Gloob HD
  • Disney Júnior HD
  • Disney Channel HD
  • Discovery Kids HD
  • Bandnews HD
  • CNN Brasil HD
  • Globo News HD
  • GNT HD
  • OFF HD
  • Bis HD
  • Travel Box Brazil HD
  • FishTV HD
  • E! HD
  • Discovery Home & Health HD
  • Woohoo
  • Climatempo
  • Arte 1 HD
  • Viva HD
  • Multishow HD
  • MTV HD
  • Mais na Tela HD
  • FashionTV HD 

Vivo Ultra HD

  • Todos do Super HD 
  • Trace Brazuca HD
  • Nat Geo Wild HD
  • Animal Planet HD
  • Discovery Turbo HD
  • Fox Sports HD
  • Fox Sports 2 HD
  • ESPN HD
  • Syfy HD
  • Cinemax HD
  • AXN HD
  • Nicj Hr HD
  • Disney XD
  • TV Rá Tim Bum HD
  • Boomerang HD
  • Nickelodeon HD
  • Blomberg HD
  • Fox News
  • MTV Live
  • Fox Life HD
  • TLC HD
  • Comedy Central HD
  • TBS HD
  • ID HD

Vivo Ultimate HD

  • Todos do Ultra HD 
  • Discovery Theater HD
  • History 2 HD
  • Discovery Science HD
  • ESPN Extra HD
  • ESPN 2 HD
  • Bandsports HD 
  • ESPN Brasil HD
  • Paramount Networkd HD
  • TNT Séries HD
  • Tooncast
  • TVE
  • Rai Itália
  • TV5Monde
  • Telefe
  • NHK World HD
  • SIC Internacional
  • DW
  • CNN
  • Food Networkd HD
  • truTV HD
  • HGTV HD

Vivo Full HD

  • Todos do Ultimate HD 
  • HBO Signature HD
  • HBO treme HD
  • HBO2 HD
  • Telecine Action HD
  • Telecine Premiun HD
  • Telecine Touch HD
  • Telecine Fun HD
  • HBO HD
  • HBO POP HD
  • HBO Family HD
  • Telecine Cult HD
  • Telecine Pipoca HD
  • HBO Mundi HD

Claro/Net

Net Fácil HD

  • Band HD
  • Cultura HD
  • Gazeta
  • Globo HD
  • Record HD
  • Rede TV! HD
  • SBT HD
  • Canal Universitário
  • TV Cultura
  • CNT
  • Novo Tempo HD
  • TV Pai Eterno HD
  • LBV
  • Rede Vida HD
  • TV Canção Nova
  • Canal do Boi
  • Shoptime
  • Canal Rural
  • TV Max
  • Terra Viva
  • RIT TV
  • Polishop
  • Boa Vontade TV
  • Futura HD
  • National Geographic HD
  • Multishow HD
  • MTV HD
  • Canal Brasil HD
  • Discovery Kids HD
  • TV Climatempo
  • Globo News HD
  • Band News HD
  • Universal TV HD
  • Curta! HD

Net Mix HD

  • Todos do Fácil HD
  • AMC HD
  • Like HD
  • Film&Arts HD
  • Disney Jr HD
  • Fish TV HD
  • Fashion TV HD
  • Travel Box Brasil HD
  • Woohoo HD
  • Trace Brazuca HD
  • Animal Planet HD
  • Discovery Turbo HD
  • History Channel HD
  • Natgeo Wild
  • BIS HD
  • Music Box Brazil HD
  • TV WA
  • SporTV 1, 2 e 3 HD
  • Fox Sports 1 e 2 HD
  • ESPN Brasil HD
  • TNT HD
  • Space HD
  • Megapix HD
  • Cinemax HD
  • Paramount Network HD
  • Prime Box HD
  • Studio Universal HD
  • Disney Channel HD
  • Gloob HD
  • Cartoon HD
  • Nickelodeon HD
  • Boomerang HD
  • TV Rá Tim Bum HD
  • ZooMoo HD
  • Disney Jr
  • Disney XD
  • CNN Internacional
  • CNN Brasil HD
  • Agro Mais HD
  • Sony HD
  • Warner HD
  • AXN HD
  • Fox HD
  • ID HD
  • FX HD
  • A&E HD
  • TBS HD
  • Comedy Central HD
  • Mais na Tela HD
  • TLC HD
  • Off HD
  • GNT HD
  • Discovery Home & Health HD
  • Viva HD
  • E! HD
  • Food Network HD
  • Fox Life HD
  • Arte 1 HD
  • HGTV HD

Net Top 4K HD

  • Todos do Mix HD
  • ESPN Extra HD
  • Disney JR HD
  • Smithsonian HD
  • MTV Live HD
  • Eurochannel HD
  • Natgeo Wild HD
  • History 2 HD
  • Discovery World HD
  • Discovery Science HD
  • VH1 HD
  • ESPN 2 HD
  • ESPN HD
  • TCM
  • Nick Jr HD
  • NatGeo Kids HD
  • Tooncast
  • Baby TV
  • Bloomberg TV
  • TVE Internacional
  • SIC Internacional
  • TAI Internacional
  • DW TV
  • TV5 Monde
  • NHK World Premium
  • Record News
  • TNT Séries HD
  • Lifetime HD

29 de ago. de 2020

Picpay - Campanha Cashback por parcelamento vale a pena?

Postado no https://rendafixainiciante.blogspot.com/

  Hoje, coloquei na ponta do lápis a campanha do Picpay que dá cashback para pagamentos de boletos parcelados. O picpay oferece pagamento de boleto por cartão de crédito com uma taxa de 2,99% sobre o valor do boleto (como já foi explicado no post Limites para pagamento de boletos no crédito). Além disso, cobra uma taxa de juros de 3,49%, conforme a captura de tela a seguir:



A informação pode ser encontrada também no site do Picpay. Na promoção que eu avaliei, havia uma observação sobre cashback sobre a taxa de juros, portanto, o valor obtido de volta é maior que a porcentagem do valor inicial. Fiz a simulação para todos os valores de 2x a 12x. O resultado é o seguinte, para um pagamento de R$540,00:

VezesParcelaTotalJurosTaxa de cashbackCashbackPagamento efetivo
2R$ 293,21R$ 586,42R$ 46,425%R$ 29,32R$ 557,10
3R$ 198,80R$ 596,40R$ 56,405%R$ 29,82R$ 566,58
4R$ 151,63R$ 606,52R$ 66,525%R$ 30,33R$ 576,19
5R$ 123,35R$ 616,75R$ 76,755%R$ 30,84R$ 585,91
6R$ 104,51R$ 627,06R$ 87,0610%R$ 62,71R$ 564,35
7R$ 91,07R$ 637,49R$ 97,4910%R$ 63,75R$ 573,74
8R$ 81,01R$ 648,08R$ 108,0810%R$ 64,81R$ 583,27
9R$ 73,19R$ 658,71R$ 118,7110%R$ 65,87R$ 592,84
10R$ 66,95R$ 669,50R$ 129,5020%R$ 133,90R$ 535,60
11R$ 61,85R$ 680,35R$ 140,3520%R$ 136,07R$ 544,28
12R$ 57,62R$ 691,44R$ 151,4420%R$ 138,29R$ 553,15

Portanto, se considerarmos que o valor do cashback (a ser usado exclusivamente dentro do picpay) é de fato um desconto, temos na coluna pagamento efetivo a diferença entre quanto se pagou com juros e taxas e quanto se recebeu de volta. 

Ou seja, somente o pagamento em 10x, com taxa de 20% vale a pena, dando um pequeno desconto de R$ 4,40 no montante de R$540,00. Como conclusão, a promoção vale a pena em 10x e dá um grande alívio nos juros caso haja necessidade real de parcelar. 

Como recomendação, se a necessidade for apenas de pagar no cartão à vista, a melhor opção é o Recarga Pay, que não cobra taxa, ou em 10x usando a promoção do Picpay, para compensar as taxas e juros. 




30 de abr. de 2020

Quarentena

Não vejo a hora de terminar a quarentena. Que saudades que eu tô de acordar cedo e ter que decidir se tomo café da manhã ou atraso pro trabalho. De esperar ônibus e vir tudo cheio de estudante da escola pública. De andar 15 minutos até a escola pública aonde todas as crianças vão, para conseguir entrar no ônibus e não ouvir a alegria da criançada à vontade no coletivo. De ir pra rua e voltar na mesma perna do bilhete único, que saudade boa. De pegar trânsito, pagar pedágio, dar passagem pro Corolla do Poder Executivo, consultar o OTT, o Waze e o Lei Seca. Que rotina boa. Que saudade do tempo em que não tinha tempo de passear com as cachorras, fazer um alongamento. Não é fácil poder levar uma hora para fazer uma refeição, bom mesmo é comer em meia hora pra sair meia hora mais cedo. Que saudade da fila do restaurante, que destruía o sonho de sair meia hora mais cedo. Que saudade da calça comprida e do sapato. Que saudade de um deslocamento de mais de uma hora por sentido, 2 horas de vida perdidas por dia por um deslocamento que nos faz pensar - principalmente quando o trânsito está ruim - se é realmente necessário. Agora todos começam a refletir que conseguimos viver em grande parte de trabalho remoto. Novos tempos virão. Não vejo a hora dessa rotina de ansiedade e tomadas de decisão retornar, mas torço para que, na volta, haja uma quebra de paradigma e que possamos viver mais e não gastar tantos recursos econômicos - como nosso dinheiro em deslocamentos, automóveis e estacionamentos - e naturais, como petróleo, além, claro de nosso tempo limitado neste planeta, que possamos ser mais eficientes para realizar nossa rotina.

21 de abr. de 2020

Meus restaurantes favoritos no Rio

Nesse tempo de pandemia, tenho visto algumas campanhas para gerar vales para uso em bares e restaurantes após a quarentena (Apoie Um Restaurante, da Stella e Ajude um Boteco, da Bohemia são exemplos).  Isso me fez refletir sobre quais lugares eu gostaria de apoiar ou pelo menos torcer para vencer a crise. Então, segue uma análise rápida e popular dos meus bares e restaurantes favoritos do Rio, ficando como dica pra algum viajante do Google procurando por recomendações de restaurantes em regiões não centrais do Rio.

1 - Castelo do Vinho [Jacarepaguá]
Castelo do Vinho - Pechincha - Alimentação - O JK

Certamente, uma construção ousada no bairro do Pechincha, é um charme no bairro. Em algumas ocasiões, fica iluminado. Possui três ambientes: o bar, logo na entrada, o mercado, no primeiro andar, e o restaurante, no segundo. Nunca fui no restaurantes,frequento mais pelo pequeno bar da entrada, onde é possível beber chope artesanal e chope de vinho, além de bolinhos de bacalhau e croquete, clássicos da comida de boteco. Na parte do mercado, é possível fazer degustação de vinho e de bagaceira, comprar queijos, massa de bolinho de bacalhau e, claro, vinhos. É um lugar que consegue ser pomposo e simples ao mesmo tempo. Ao redor, existem pelo menos dois bares com a mesma comida - bolinhos de bacalhau e vinhos de garrafa. Estacionamento bem difícil no local, mas farto de ônibus.



  • Vista - Nada pra ser visto (talvez no segundo andar dê pra ver alguma coisa). No bar, a vista é basicamente dos prédios ao redor ou do trânsito. Vale a vista do prédio do Castelo em si.
  • Cardápio - Não sei opinar sobre o restaurante, mas sobre o bar, tem pouca variedade, mas o que tem é bom.
  • Bebidas - Cerveja artesanal e Chope de vinhos são bons. Aproveitem as provinhas de vinho do mercado.
  • Porção - As porções são unitárias, então, em quantidade, pode sair um pouco caro. Por outro lado, se a fome é pouca, dá pra gastar pouco
  • Preço - O bar não sai caro (chope de vinho ou pielsen saindo por R$5,50 na última vez que fui). O mercado também não é caro para os vinhos, mas para os frios, é um pouco acima da média.

2 - Pastel da Mananciais [Jacarepaguá]




Talvez você já tenha ouvido falar do Pastelão do Maluf, em Campos do Jordão - SP.  Mas existe uma versão carioca que traz gente de toda a cidade para conhecer o também gigante Pastel da Mananciais, no bairro da Taquara. Não é um lugar fácil de chegar se não conhece a região, mas nada que um GPS ou o Uber/99 não resolvam. Quando conheci, achei que fosse uma atração específica da região, mas, depois que ouvi um colega de trabalho dizer que conhecia e que ia de Anchieta pra Taquara só pelo pastel, vi que a fama era de longe. O pastelão é bom (cuidado com o de queijo, pode gerar uma meleca danada) e farto. O ambiente é simples, mas aconchegante. Estacionamento difícil na região e poucas linhas de ônibus na porta da lanchonete, mas no centro da Taquara, há diversas linhas de ônibus que deixam próximas, inclusive o BRT. É possível descer no Terminal da Taquara e andar por uns 10 minutos ou, se houver uma linha de ônibus que passe pela Praça Jauru, a caminhada é bem curta.


  • Vista - Nada pra ser visto
  • Cardápio - Pastel, Pastel e Pastel. Várias opções de salgado. Tem doce também.
  • Bebidas - Poucas opções, basicamente refrigerantes e cervejas famosas para acompanhar o pastel. E caldo de cana.
  • Porção - A porção é bem generosa, mas pode ser ainda mais. Há diferentes tamanhos.
  • Preço - Preço em conta.
3 - Fábrica Nômade [Jacarepaguá]

20170716_201617_large.jpg - Foto de Fábrica Nômade, Rio de Janeiro ...

Um dos meus favoritos. Fica localizado bem próximo ao centro nervoso de bares do Anil/Freguesia, embora um pouco deslocado da muvuca. Possui ambiente aconchegante e sempre uma série de 10 torneiras com cervejas artesanais cariocas. Também é possível beber cervejas mais comerciais (Eisenbahn e Stella foram algumas opções que lembro de ter visto).  Cada torneira tem três opções de tamanho (e preço): meio pint, pint e 1 litro, que precisa do growler e pode ser adquirido na própria casa ou, se o cliente tiver seu growler, pode economizar para beber em grupo. Tem algumas opções boas de comida também: algumas opções de bacon, dadinhos de tapioca e queijo e hambúrgueres. Em alguns dias à noite, tem música ao vivo. A localização não tem estacionamento fácil e a rua do bar tem poucas linhas de ônibus que deixam em frente, porém, na Estrada de Jacarepaguá, a uns 5 minutos de caminhada, é possível descer dos ônibus no Prezunic, com diversas opções.



  • Vista - Nada pra ser visto
  • Cardápio - Boas opções, mas não muitas. Nada muito nutritivo, mais aperitivos
  • Bebidas - Opções muito legais de cervejas artesanais, desde Pielsen de qualidade (que geralmente são as mais baratas e menos amargas) até IPAs do máximo do amargor
  • Porção - As porções não são muito caprichadas e devem ser vistas como individuais
  • Preço - Preço um pouco caro, mas com retorno.

4 - Bar do Momo [Tijuca]

Destemperados - Bar do Momo: onde a experiência gastronômica é ...

Bar simpático e simples próximo ao metrô Uruguai, com comidas bem feitas e uma senhora muito simpática no atendimento. Mesinhas na calçada, cerveja no isopor, é um clássico boteco carioca. Estacionamento difícil, mas transporte farto, inclusive, com metrô a uns 10 minutos de caminhada.



  • Vista - Nada pra ser visto
  • Cardápio - Boas opções, mas não muitas. Nada muito nutritivo, mais aperitivos
  • Bebidas - Opções das cervejas comerciais,tendo as mais populares e algumas famosas um pouco menos populares (como Bohemia, Serramalte e Original). Algumas opções de drinks e caipirinhas
  • Porção - As porções não são pequenas, mas também não são grandes
  • Preço - Preços justo. Atenção, já faz um tempo que fui lá, mas na época, o pagamento era só em dinheiro ou depósito. Existe o aviso no início do consumo
5 - Restaurante Noi São Francisco [Niterói]


 O ponto mais longe da minha realidade, mas que compensa pela vista. O restaurante Noi fica em Niterói, na orla de São Francisco e tem uma bela vista, além dos chopes artesanais da rede Noi. Há cadeiras na calçada e ambiente refrigerado no interior. Os pratos são mais voltados para frutos do mar, mas é possível pegar petiscos ou massas. Tem muitas vagas de rua para estacionar na praia e muitas linhas de ônibus intermunicipais da 1001 e municipais para as barcas.



  • Vista - Bela vista da praia de São Francisco, com o maciço da Tijuca no horizonte. Ótima oportunidade de ver o pôr do sol no verão.
  • Cardápio - Tem mais opções para frutos do mar. Alguns petiscos e sobremesas.
  • Bebidas - Tem várias opções de cervejas próprias de 400 e 600 mL, podendo ser Pielsen, Weiss,  IPA e outros estilos. Há opções de vinhos e drinks. 
  • Porção - As porções não são grandes. A sobremesa foi generosa.
  • Preço - Preço um pouco caro, mas nada surreal.

6 - Point do Grumari [Zona Oeste]




Outra opção bem afastada que convence pela vista. O restaurante fica no início da serrinha entre Barra de Guaratiba e Recreio através do Grumari e tem especialidade em frutos do mar. É possível garimpar alguns pratos infantis ou petiscos, caso, assim como eu, não goste de frutos do mar. A dica é reservar lugares pois os lugares próximos à janela, que são ótimos para fazer tentativas de foto (o sol pode atrapalhar bastante), ficam todos reservados. E, como é a opção mais famosa da região, faz sentido ficar cheio em fins de semana de sol com o pessoal indo pro Perigoso e pra Pedra do Telégrafo. Deslocar-se preferencialmente de carro (estacionamento ao longo da estrada com flanelinha) ou combinar previamente com Uber/99/Taxi, porque é fácil subir de aplicativo, mas difícil chamar carro de lá. Nenhum transporte próximo a menos da linha 867, que deixa a 1 km de subida do restaurante.



  • Vista - Vista muito bonita da Restinga da Marambaia e toda a área de mangue de Barra de Guaratiba
  • Cardápio - Complicado para quem não come frutos do mar, mas há opções de pratos infantis e petiscos
  • Bebidas - Cervejas tradicionais, cachaças e drinks, mas optamos por suco pelo custo benefício
  • Porção - Pratos individuais
  • Preço - Os preços são um pouco caros, mas nada surreal
7 - Colombo Forte de Copacabana [Zona Sul]


Mais uma da série "longe, mas com bela vista", é a primeira de 2 da seleção que ficam na zona central da cidade  e que provavelmente é bem conhecida do grande público. A confeitaria Colombo, cuja matriz fica no centro do Centro do Rio (próximo ao Largo da Carioca), tem uma filial menor dentro do Forte de Copacabana. Como o Forte é fechado, pode ser necessário pagar o ingresso (até 18h, é preciso pagar uma ajuda de custo de R$6,00. Entre 18h e 19:30, a entrada é franca, conforme o site do Forte). A confeitaria é um dos estabelecimentos do forte, além do museu, então é bom conhecer com calma, se tiver a oportunidade. A vista da orla de Copacabana inteira é magnífica, já que o forte fica em uma das extremidades do bairro. Como fui no fim do dia, algumas opções do cardápio não estavam disponível e o restaurante fecha às 20:00, por conta do fechamento do Forte. A vista noturna é mais bonita, mas, para aproveitar com tempo, vale a pena ir para um café da manhã.



  • Vista - Vista muito bonita da orla de Copacabana, seus prédios e o Pão de Açúcar ao fundo
  • Cardápio - Cardápio mais voltado para café da manhã
  • Bebidas - Cafés, mas também tem cerveja
  • Porção - Porções pequenas
  • Preço - Os preços são um pouco caros, mas nada surreal
8 - Confeitaria Manon Ouvidor [Centro]


Essa é a segunda opção nas áreas famosas da Cidade. A Confeitaria Manon fica na Rua do Ouvidor, bem próximo ao metrô Uruguaiana. O atendimento da confeitaria é muito bom: apesar de estar sempre cheia, é possível ter atenção fácil das garçonetes. Tem muitas opções de bolos, crepes, tapiocas e doces em geral, com destaque para o famoso madrilenho. Os combos de café da manhã e degustação vem muito bem servidos.



  • Vista - A vista para o exterior é apenas da correria da cidade. A vista dos detalhes da arquitetura da confeitaria são mais interessantes
  • Cardápio - Bastantes opções de doces e pães
  • Bebidas - Cafés e sucos
  • Porção - As porções são bem generosas
  • Preço - O preço é ótimo para a quantidade e o atendimento. Aceitam Sodexo

9 - Restaurante  Mocellin Ilha [Ilha do Governador]


Mais um da lista dos "badalados", merece entrar porque, como carnívoro, não tenho como negar que é um dos lugares mais marcantes para se ir: aquela espera ansiosa pelo cupim. Algumas mesas mais próximas à janela podem dar uma vista parcial da baía de Guanabara. Em resumo, é uma churrascaria, das mais famosas do Rio. Se sobrevivermos a 2020, quem sabe não valha a pena comemorar por lá? O acesso pode ser feito por carro próprio com amplo estacionamento grátis ou com aplicativos. Tem linhas de ônibus de toda a Ilha para o Centro do Rio, BRT Fundão e Avenida Brasil.



  • Vista - Tem vista encoberta para a baía de Guanabara
  • Cardápio - Bem... Tem alguns queijos, japoneses e frutos do mar no começo do buffet, no improvável caso de alguém não estar lá pelo churrasco. Já para as carnes, meu destaque é o cupim
  • Bebidas - De tudo... Chope, Sucos, Drinks, Vinhos.
  • Porção - Coma o que aguentar... As porções de sobremesa são bem generosas, dá pra dividir para 2 ou 3
  • Preço - O preço é caro, mas é possível comprar cupons de Peixe Urbano ou voucher de descontos distribuídos em alguns prédios comerciais.

10 - ArtChopp  [Jacarepaguá]

artchopp

Fechando, então, com meu favorito. Conheci o bar por propaganda do Instagram, com a proposta de "comer sem miserinha". Sabemos que é uma situação muito chata nos bares e restaurantes de acabar saindo pra comer coisas básicas e pagar caro por porções pequenas. Já fui umas 3 vezes no ArtChopp e sempre fui bem atendido, com porções generosas e música boa. Não, não estava rolando pagodão (até por ser que role, mas não foi nas vezes que fui lá), e sim bons pop e rock dos anos 80. A casa fica bem cheia em jogos de futebol, e, em uma das vezes que fui, tinha rodada de dose de cachaça para cada gol do Flamengo (não sei se isso ainda rola). Com a pandemia, o restaurante vem fazendo campanha para continuar servindo por delivery, chegou a aparecer no Jornal Nacional. Eu já pedi comida com eles (que estão atendendo por Whatsapp, sem estar vinculado ao Ifood ou Uber Eats como a maioria dos outros) e foi ótimo. Quando a situação normalizar, pretendo ir lá para conhecer a casa nova. O bar mudou recentemente para próximo de onde se localizava, mas agora, mais próximo ao centro da Taquara, portanto, ficou mais acessível ao transporte (BRT a uns 10 minutos de caminhada e várias linhas de ônibus nas ruas próximas). Já para o acesso de carro, pode ser um pouco ruim por não ter muitas opções de estacionamento. 


  • Vista - Nada para ser visto
  • Cardápio - Bastante opções de pratos com carnes e petiscos (parece que o cardápio está disponibilizado aqui)
  • Bebidas - Chopp Amstel, batidas, drinks, sucos e refrigerantes
  • Porção - Sem miserinha. Porções pra 1 servem 2 e assim em diante.
  • Preço - Os preços são justos pras porções que vem, dividindo fica excelente

E, além de visitar novamente esses, tenho planos de conhecer outros que tenho boas referências, mas ainda não consegui ir. São eles o Pobre Juan, Cantinho de Minas, Lupulado Ilha e Gonna Beer. Espero que com esse post, possa ajudar pelo menos com divulgação desses favoritos que merecem atravessar a crise que estamos entrando.

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...