21 de dez. de 2009

Retromusicospectiva 2009 - as músicas

Então, na absoluta falta do que fazer ao me deparar com o Dream Theater chegando às 999 execuções no meu Last.fm e na absoluta falta do que fazer na absoluta falta de vontade de fazer algo e na vontade de relembrar as músicas do ano, decidi fazer esse post aqui, que obviamente não será lido por ninguém.

Uma música que ouvi muito esse ano , inclusive comecei o ano ouvindo ela foi Learning to Live. A música fala sobre um paciente que descobre que tem AIDS e que decide viver a vida superando isso, segundo este site: Song Meanings . A música tem muitos momentos que me fazem ficar arrepiado. A introdução, perfeita. A letra, linda. Solos de teclados. Uma nota altíssima (acho que a mais alta) do LaBrie e o fenomenal solo de baixo. Os momentos de agressividade misturados aos momentos de relaxamento. Under a glass moon. A sensação de paz dos solos. É, comecei o ano tentando tocar o solo de teclado. É muito difícil, a partitura parece um eletrocardiograma. Acho que se eu sentasse com alguém me fazendo aprender, talvez conseguisse... Mas, quantas manhãs, não comecei o dia tomando café da manhã ao som desta música, quebrando o silêncio da casa, com o volume baixo, me dando boas sensações de bem estar a cada solo. Apesar de tudo, ela não recebeu o título de milésima música do Dream Theater ouvida registrada pelo Last.fm . Sim, cueguei a essa marca e a privilegiada foi Home. Outra música que ouvi muito esse ano. Um sensacional crescendo no início com efeitos de música árabe. Inclusive, usei Home para concorrer com um vagabundo tocando funk no ônibus. Mas eu tenho muita vergoinha... lalaia. E, com certeza, esses populares não sabem apreciar a grandiosidade desta canção. Home é um dos capítulos da história contada no disco Metropolis parte II, onde há uma terapia de regressão (quem quiser uma maior explicação, pode ver na Uísquepédia) e o paciente, hipnotizado, sofre uma viagem mental a uma vida anterior, onde vive Victoria. Este disco, em si, mostra a criatividade da banda e a interligação entre diferentes trabalhos, coisa para se bater palmas, mesmo.

Apesar de eu garantir que Learning to Live foi a mais ouvida esse ano, a música #1 do ano registrada pelo Last.fm foi Amsterdam, do Coldplay, seguida por Surfing with the Alien, do Satriani. De fato, foram muito ouvidas sim. Amsterdam foi tema de uma paixonite do começo do ano e é possível que tenha pegado carona na segunda paixonite. Surfing with the Alien foi uma espécie de hino para superar a depressão. O disco todo, em si. Comprei este disco este ano. A propósito, também comprei o Black Ice do AcDc e "O trovador solitário", coletânea de coisas gravadas em casa pelo Renato Russo.

























































No ranking de bandas ouvidas, Dream Theater também perde para o Coldplay, ficando em segundo lugar. Segue o ranking:

1 Tocar

2 Tocar

3 Tocar

4 Tocar

5 Tocar

6 Tocar

7 Tocar
U2


8 Tocar

9 Tocar

10 Tocar

11 Tocar

12 Tocar

13 Tocar

14 Tocar

15 Tocar


Comentários: Kiss figura em terceiro, andei ouvindo muito Kiss no começo do ano. E fiquei mais incentivado ainda na época do show. Já o Metallica vem salvando minha vida desde o ano passado. Mas tive uma época de intensa audiência de Metallica, principalmente por decepções amorosas e não tão amorosas assim. Metallica foi meu companheiro de decepções e me salvou várias vezes. O Death Magnetic não sai do meu celular, pois sempre podem haver emergências. Sim, não foi uma nem duas vezes, mas várias vezes, a solução foi pegar o fonezinho e começar a ouvir o Death Magnetic. O Metallica me ajudou a sair da depressão para o ódio e em seguida para o estado normal. Ou, simplesmente, aliviar o ódio que eu sentia apreciando as batidas. Whiplash! Iron Maiden, Legião e U2 também são bandas do tipo sempre ouço. Não é de admirar estarem ai, mesmo sem um motivo especial. Mas o U2, esses dias, tenho ouvido bastante Crumbs from your table e I'll go crazy if I don't go crazy, música que descobri assistindo à MTV. Eu até tinha o CD dessa música, No Line in Horizon, em mp3 aqui, porém nunca dei muita atenção. O anterior, Vertigo, com certeza era muito mais interessante. O Van Halen, eu ouvia muito o único CD que tinha aqui deles, o de 5150. Gostava muito, então baixei o Best of Both Worlds. Algumas músicas, eu simplesmente não dei atenção de início, mas várias me viciaram. Quantas vezes fui ou voltei de Botafogo ouvindo o Best of Both Worlds. AcDc é mais uma banda de todas as horas. Mas principalmente, quando estou animado. Não é algo que eu goste muito de ouvir quando estou deprimido ou furioso. Frejat foi influência do show que eu fui, na Lona Cultural, não sei se no começo desse ano ou no final do outro. E também, inclufência da paixonite do começo do ano. Blind Guardian é uma banda que estava guardada no baú e saiu do armário assim, do nada. Do meio do ano pra cá, ouvi bastante, muitas vezes também aliviando minhas tensões. Foi ouvindo Blind Guardian que conheci a Nerd Maluca. Mötley Crüe foi meio bizarro, acho que ano passado, se eu fiz um ranking desses, tenho a sensação de também ter aparecido MC. Enfim, sabe-se lá porque está aí, mas eu ouço, sim, de vez em quando. Pink Floyd está aí, com certeza, por causa de dois discos: Animals e Dark Side of the Moon. Ouvi muito esses dois esse ano. Lembro de, no ano passado, estar ouvindo Pigs on the Wing e receber uma notícia que me deixou felizinho e cheio de esperanças. Lembro do cheiro de tinta daquela época. Animals, com suas 5 músicas, 2 curtíssimas e idênticas, com letras levemente diferentes, e 3 longas músicas com nomes de animais viciantes e viajantes, sem exageros nos solos, na minha opinião, ao contrário de outras músicas do Pink Floyd, com solos exageradamente grandes. Dark Side já é mais padrão. Tem mais músicas com duração de média a curta, com músicas das mais famosas da banda, com temática sobre morte e loucura, ganância e coisas do mundo. Além de estar relacionado ao filme The Wizard of Oz, após o terceiro rugido do leão, o que é uma grande balela, mas que fica até bem interessante de se ver, como vi no You Tube, apesar de não ter nada a ver, ficou muito foda. Me dá arrepios. Tenho medinhoOo (é sério). Até porque, o disco é bem viajante e o filme é nada mais (Spoiler!!) que um sonho. Dos loucos! (falando nisso, tenho que ir ver Alice no país das maravilhas).

Para finalizar, temos o Snow Patrol. Essas paixonites... Sempre me agradou muito a Open Your Eyes. Decidi, então, baixar tudo que estava disponível de Snow Patrol. Os discos anteriores ao Eyes Open são meio crus, o posterior é chato. Mas o Eyes Open está na medida, com várias músicas que me agradaram e me viciaram. E, influenciado por frescurinhas do coração, ouvi bastante o disco. Mas não só isso, foi um bom companheiro de viagens a Botafogo também e mesmo, para passar o tempo ouvindo algo.

Esse ano descobri o Men at Work. Fim de trilha, Barra de Guaratiba, esperávamos o ônibus. Eis que passa um carro com som altíssimo, finalmente algo que presta. Era Men at Work, eu conhecia aquilo, mas não sabia o nome. Eis que o Diego fala: "curto muito esse som". Então, eu pergunto o que era, ele me revelou o mistério. Torci pra que lembrasse o nome quando chegasse em casa, mas Men at Work é um nome que não se esquece. E, então, descobri o Men at Work.

Recentemente, baixei um disco do Goo Goo Dolls. Me deu uma vontade repentina de ouvir Iris e daí, decidi baixar o CD pra ver o que tinha mais de bom. É até bom o Dizzy up the girl, tem algumas coisas meio emo, principalmente as músicas cantadas por um vocalista com voz típica emo. Mas tem coisas legais. Além de Iris, posso citar Dizzy, Slide, Black Balloon e Hate this place, essas duas últimas, ouvi bastante. Quem sabe se surgir alguma nova paixonite, não virem temas de uma potencial decepção? Também descobri essa semana outra banda que eu conhecia as músicas de tempos remotos e consegui descobrí-las de vez. Graças ao orkut do Rene, com sua lista de músicas que ele acha fodas, fui ouvir no You Tube a You Get what You Give e já tinha ouvido ela! E muito boa por sinal. Ouvi outra, a Someday we'll know e foi o mesmo caso. Baixei então o disco, ainda não ouvi tudo, mas aparentemente essas famosas que são boas mesmo. E muito. O New Radicals, banda responsável pelas músicas, que só teve um membro fixo e um único CD, ficou famosa por ser banda de um único hit. Mas, acho que deveriam ser 2, afinal, são 2 famosas. Esse hit está num filme que me foi recomendado e vou ver: um amor pra recordar.

O Bon Jovi (Bom Jovem) eu decidi baixar depois de ouvir In the middle of a Heartbeat do Helloween e ter certeza de já ter ouvido uma música do BJ muito parecida. Não achei a suposta música. Mas descobri que Bon Jovi até que não é tão mau... Aliás, tive bons achados no Best Of e venho ouvido ultimamente.

E pra finalizar, uma banda que quase ia mes esquecendo, por não estar nos rankings, mas teve muita importância: o Oasis. Ouvi mais no celular, então a Last.fm não tinha contabilizar, mas ouvi bastante. Ainda não ouvi tudo, ouvi mesmo o ao vivo, me lembra idas a Botafogo vindo do Fundão e o dia da Nerd Maluca também. Nesse dia, eu estava estreando o Oasis no meu celular. E descobrindo que eu até gostava da banda, apesar de toda minha antipatia pela marra do guitarrista. Até que curti algo além de Wonderwall.

É, acho que agora, terminei. Se me vier alguma coisa, coloco uns PS... Então que venha 2010 que ainda há muito o que ouvir. Para se amar, odiar, chorar e vibrar. Feliz Natal!

*ao som de Aerosmith (Amazing), King Cobra (Iron Eagle - Never say die), Cutting Crew (Died in your arms), Judas Priest (Screaming for Vengeance), Dream Theater (Learning to Live, Another Day), Pink Floyd (Pigs on the wing pt1, Dogs, GReat gig in the sky), Men at Work (It's a mistake), New Radicals (You get what you give e Someday We'll know)

PS: Esqueci de citar o Queen, uma época aí andei viciado...
*ao som de Stratovarius (Black Diamond)

2 comentários:

Raphael disse...

Aqui começa o momento COMO PUDE ESQUECER!
Esqueci do Machine Head! Como pude?! Mais uma banda que salvou meu dia, várias vezes
http://www.youtube.com/watch?v=IwXwB9cY9Zo

Raphael disse...

http://lastgraph.aeracode.org/
Gera gráficos bem complexos e legais, e dá para exportar os dados para o excel

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...