19 de set. de 2010

Viva a ditadura!

O Brasil tem uma tradição de gostar de ser mandado. Na verdade, não está acostumado com a liberdade e nem sequer valoriza. Tanto sangue foi derramado na ditadura militar para ver Lula se aliar aos que o perseguiam? As eleições diretas foram mesmo uma conquista? Analisarei a seguir a relação entre a cultura e falta de liberdade.

O brasileiro só faz as coisas quando tem alguém forçando. Veja a lei seca. Por mais que o povo saiba que beber provoca acidentes, só depois que foram ameaçados de verdade de perder o carro, o índice de direção alcoolizada diminuiu. E, mesmo assim, pouco obedecem quando é imposto algo. Porém, quando houve abusos, excesso de poder, o brasileiro até que obedecia bem. Talvez o brasileiro não tenha talento para ser livre, tenha, sim, uma verdadeira vocação para levar bordoada.

O mais engraçado é a produção cultural. Quando não havia liberdade, o Brasil produzia música de qualidade, jornalismo de qualidade. Agora, temos a liberdade de produzir axé music e o jornal Meia Hora. Talvez se o Bola de Fogo tivesse tomado porrada de soldado, tivesse feito Roda Viva e não Atoladinha.


Festivais de Ontem ...

...e hoje.

Mas não é saudosismo. No próximo post, talvez eu fale das coisas boas que surgiram no mundo nos anos 2000.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...