18 de jul. de 2011

Improvisando studio - gravando som do teclado para o pc no Linux

Se você procura por Removendo delay do Audacity, clique aqui.

Para gravar um som de um teclado eletrônico (possivelmente outros instrumentos, mas não vou me arriscar a dizer sobre o que não sei muito menos testei) diretamente para o computador, sem o auxílio de um microfone, utilizei os seguintes materiais:

-um adaptador stereo-p2, encontrado em qualquer lojinha de componentes eletrônicos ou som (o qual eu já tinha para plugar o fone de ouvido e fazer o som sair no fone de ouvido em vez de na caixa de som do teclado)
-um cabo p2-p2 para transferir o som do teclado para o pc (também já tinha pra fazer o som do pc sair pelas caixas de som microsystem que funciona como um amplificador)
- o programa Audacity
- obviamente, um teclado

Basta plugar o cabo p2-p2, com o adaptador, da saída de fone do teclado para a entrada de microfone do computador. Ajuste o menu de entrada de som do Audacity.



É só gravar e tocar no teclado que o som será gravado. Já estava ficando sem esperanças, quase indo para o Windows, mas a solução era bem simples. Fiquei bem feliz que pude trabalhar com o Linux.

Para gravar e reproduzir ao mesmo tempo, basta habilitar a opção "Reprodução simultânea via software" em Editar, Preferências, Gravação:

Pronto, agora, o som sairá a partir das caixas de som do laptop ou de um fone de ouvido, se este for conectado à saída de áudio do computador.

OBS: A opção de Overdub deve estar marcada.

PS: Testei aqui de novo na versão 12.04 e tive que desmarcar a opção mudo dentro das opções de microfone (clique no ícone de volume no barra superior e em Configurações de som)


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, eu estava pesquisando no google( pq tive a mesma ideia) e apareceu seu blogg. Gostaria de saber se vc atualmente tem outro jeito de fazer isso ou sabe, se é o mesmo processo, usando o windows?
AGUARDO RESPOSTA
dannyellmjjr@hot...

Anônimo disse...

Olá cara. Eu já vi o problema de atraso acontecer em um pc de um amigo. Que estava usando uma guitarra com pedaleira ligada na entrada do microfone e com outro programa que ñ lembro, no windows. Deve ter acontecido ctg, pelo seu teclado ter muita qualidade. Acredito q seria resolvido com uma placa de som PCI. Que custa em média 60,00.

Até agora só testei o cabo p2-p2 lgd nas entrada e saída do notebook L53 com o audacity(windows), reproduzindo uma música. E ele gravou perfeitamente. Basta diminuir o volume de gravação o suficiente.
Vou testar esses dias, com o meu teclado Fênix FK70 e te conto.
Se vc conseguir testar com placa de som, me avisa como foi.
Até

Raphael disse...

Infelizmente esse laptop aqui é tudo onboard... Acho que não dá pra plugar uma plaquinha de som, mas conte ai sua experiência com o Fênix quando fizer!

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...