28 de out. de 2012

O fim de uma era


Descanse em paz... Vou tentar comprar seu pai... (E minha profecia se concretizou, foi só ir pra praia com ele que um tempinho depois, morte)

Darcy Ribeiro, o mito

"O que eu tenho para o brasil é exaltação de sentir de tudo que ele pode ser, vai ser, há de ser e de tudo que ele ainda não é. Eu te­nho pena de nos meus anos, eu fiz tudo para o Brasil dar certo, eu tenho pena de que eu ando meio doentinho e posso até morrer e ficam vocês encarregados de fazer esse país, mas façam sem copiar ninguém, com as potencialidades do nosso povo, poten­cialidades que são imensas, com uma civi­lização tropical e uma civilização mestiça e sobretudo uma civilização humana que herdou dos índios essa capacidade esse talento para o convívio, dos negros essa espiritualidade e dos europeus a tecnolo­gia e a sabedoria européia. Nós estamos prontos para ser uma das civilizações do mundo."

"Com certeza, tive mais derrotas que vitórias, mas isso não tem problema; pior seria estar ao lado dos vitoriosos dessas batalhas."

O mais irônico e curioso é a TV Senado apresentar esses programas de qualidade enquanto:
a) Os Senadores eleitos são uma vergonha
b) O povo assiste à Globo
c) Os reclamões de facebook reclamam de quem assiste à Globo, mas tampouco contemplam a programação cultural da TV Senado e TV Brasil

Eu acho que a burrice e a corrupção se realimentam, mas um professor meu disse que já pensou assim, mas atualmente pensa que é uma característica inerente do brasileiro: a pouca preocupação com a educação. Acho isso muito determinístico, e a minha visão, apesar de pessimista, prevê uma esperança se o ciclo se romper alguma vez...

23 de out. de 2012

Green Slurm Fry - Futurama

Green Slurm Fry Futurama s06e01


Alterar a ordem do grub no Ubuntu 12.04

Seguindo as dicas do Mundo Ubuntu, alterei aqui a ordem de boot, mas um de uma forma um pouco diferente que a sugerida pelo site. Por padrão, o primeiro da lista de boot é o próprio Ubuntu, sendo que o Windows fica em último. Para quem precisa usar o Windows com freqüência, é bom alterar essa ordem.

Uma maneira simples de se fazer isso está a seguir: abra um terminal.

Imagem retirada de Mundo Ubuntu
E dê o comando

cd /etc/grub.d

Se você pedir para listar os arquivos, deve ver algo do tipo


Quem tem número menor tem prioridade na hora da inicialização. Neste print, vemos que 09_os-prober é o menor dos números (09),  este é o equivalente do windows. Provavelmente, você não tem um 09 na sua máquina. Para criá-lo, fiz o seguinte:

sudo cp 30_os-prober 09_os-prober

Que vai copiar (sem apagar o original, só por precaução) a ação de inicializar o Windows para uma prioridade maior. Agora, reinicie e verifique o resultado:



OBS: Consegui fazer com o Windows 7 em paralelo com o Ubuntu 12.04, mas, num desktop com Windows XP, não funcionou este procedimento. Ainda vou verificar porque não deu certo no desktop.

PS: Acho que é necessário um sudo apt-get update após alterar, confirmem nos comentários. Funcionou aqui com o desktop

16 de out. de 2012

Ubuntu 12.04 com vídeo SiS

Basicamente, segui os passos desse site: http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html , que vou repetí-los, com menos detalhes e algumas alterações, a seguir.

Já é de praxe ter o vídeo limitado à resolução 1024x728 com chipset SiS ao instalar o Ubuntu. Para conseguir 1280 x 800, fiz o seguinte:

Abrir um terminal (Painel Inicial, digite terminal) e dê os seguintes comandos:

sudo apt-get update

Deve demorar um pouquinho. Quando terminar, dê

sudo apt-get install synaptic

Depois disso, vá novamente até o Painel inicial e digite synaptic. Abra o Gerenciador de Pacotes Synaptic.



No tutorial original, ele diz para pesquisar os seguintes pacotes:

git 
xorg-dev 
mesa-common-dev 
libdrm-dev 
libtool 
build-essential 
Ao encontrá-lo, clique com o botão direito e "marcar para instalação". Entretanto, não encontrei todos. Para todos os que eu encontrei, marquei essa opção e cliquei em aplicar. 

Ignorando os que não foram encontrados, tive um problema na hora de dar make, que será mostrado mais à frente. Para resolver esse problema, instalei pelo apt-get os que faltaram: xorg-dev e mesa-common-dev:

sudo apt-get install xorg-dev
sudo apt-get install mesa-common-dev
Para pegar o driver propriamente dito, dê o seguinte comando:

git clone git://github.com/hellnest/xf86-video-sismedia-0.9.1.git

Ao término do download, acesse a pasta criada, xf86-video-sismedia-0.9.1:

cd xf86-video-sismedia-0.9.1  (nota: um cd xf+ TAB já deve ser suficiente)

Então, entre com:

./configure --prefix=/usr --disable-static

Essa etapa também demorou um pouco e até aqui, tudo funcionou, mesmo sem eu ter instalado pelo apt-get o xorg-dev e o mesa-common-dev. Mas, ao dar o comando

make
Houve uma falha do tipo "Nothig to make". Mas, com os dois pacotes que faltavam instalados pelo apt-get, o make funcionou perfeitamente. Também demora um pouco. Após isto, dê:
 sudo make install


Reiniciei o computador e continuou com 1024x728. Porém, acessando a opção monitores, foi possível mudar a resolução.




OBS: Para o Ubuntu 12.10, os passos acima não funcionaram: sis.h:247:17: fatal error: xaa.h: No such file or directory
compilation terminated. Uma alternativa é tentar as dicas do Descobertas Diárias (infelizmente, não funcionaram aqui também)

12 de out. de 2012

Intensivão de Filmes

Dos filmes que planejava ver, como dito no post anterior:


Matrix .............. NÃO
Aranha 2 ...........SIM
Aranha 3............NÃO
Blade Runner......NÃO
Show de Truman.NÃO
Batman Begins.....SIM
Watchmen...........NÃO
V de Vingança.....NÃO

Vou ver o Koyaanisqatsi hoje.

8 de out. de 2012

Ponte Estaiada UFRJ


Monitorando botão com Tela Gráfica do SCADA (iniciantes em SCADA)

Um exemplo simples de aproveitar a interface gráfica (HMI) do SCADA é monitorar um botão de um dispositivo escravo, fazendo-o acender luzes vermelhas ou verdes para pressionado ou não.
 
Primeiro, crie um datasource, configurando os parâmetros do seu equipamento escravo.

 Ao salvar clicar no seu protocolo de comunicação, abrirá a janela para configurações da comunicação. Modifique estas propriedades de acordo com seu equipamento e salve.


Após isto, será liberada uma nova seção no fim da página com o título de Data Points. Clique no ícone para adicionar um data point.



 Depois disso, você deve habilitar o data point e o data source.



 Agora, vamos adicionar a interface gráfica:

Selecione componentes: GIF Binário

Surgirá um ícone no espaço então em branco abaixo, passe o ponteiro do mouse por cima dele para editar as propriedades.

No segundo ícone de cima pra baixo, você deve editar as configurações de componente de data point. Aqui você tem que selecionar o data point anteriormente criado.

E, no ícone abaixo, você selecionará a arte a ser usada, eu usei o Bliking Lights, vermelho para botão não pressionado (Imagem zero) e verde para botão pressionado (Imagem um).


 Salve e faça testes :)


6 de out. de 2012

Memes e suas mutações

Memes, em seu sentido original, lá do Gene Egoísta, significava algo que se espalha, como os genes numa relação sexual, só que, em vez de transmissão via sexo e definição de características como cor de cabelo, os memes são transmitidos através do boca-a-boca e definem idéias. Mas o próprio Ricard Dawkins não devia imaginar que sua idéia de meme sofreria uma mutação. Sim, os memes, tal qual os genes, podem sofrer mutações. Ele cita exemplos de como músicas são alteradas com o tempo e tenho um exemplo claro disso: a expressão "o castigo vem a cavalo" foi uma mutação da frase "o castigo vem ao cavá-lo". Um exemplo numa escala de tempo menor seria a brincadeira de telefone sem fio.
Expressões Populares são memes que sofreram mutações

Uma mutação memética


Presenciei, recentemente, nesse clima de eleições, uma mutação de um meme eleitoral. Um carro de som passou, tocando o número do candidato sem parar (digamos que seja trinta e sete, zero zero zero) e a criança começa a repetir isso. Primeiro, canta certo, trinte e sete zero zero zero, e vai errando, até chegar a um digamos, dezessete sete sete sete. O que é uma boa, já que, se o pai achar bonitinho e resolver votar, vai votar num número totalmente diferente da musiquinha.


Aconteceu que a mutação ocorreu com a própria idéia do Dawkins. O que era uma descrição para transferência de idéias, virou significado de carinhas toscas... Foi uma mutação. E, logo em seguida, se tornou figuras do conhecimento público em preto e branco... Temos o Obama, o Yao Ming e o patológico Neil deGrasse Tyson.




Agora, temos uma mutação dos memes-carinhas, o Site dos Menes, uma ironia boa, de forma geral...

NOVO MENE: O GALVÃO BUENO QUE SABE QUE ESSA RIVALIDADE BRASIL E ARGENTINA É SÓ INVENÇÃO PRA AUMENTAR AUDIÊNCIA retirado daqui

E, em tempos em que a transmissão de idéias é muito ágil e pouco referenciada, temos o problema do kibe. Fica difícil definir se duas pessoas tiveram a mesma idéia, se é uma idéia do quociente coletivo ou se houve mesmo um plágio...


O problema é que, você pode ter lido em algum lugar, achado engraçado e falado pra alguém que falou pra outro alguém que achou que tinham inventado essa coisa juntos e lançam - de novo - a coisa engraçada na internet. É a clonagem dos memes. Ou seria a reprodução assexuada?

Fiz essa piada em 2010, quando me explicaram o que é cupcake
E muita coisa não é referenciada... Nem todos têm a preocupação de dizer a fonte, alguns sites se preocupam bastante em referenciar, embora só a última fonte, nunca sabemos a origem... E é assim que a internet funciona, os compartilhamentos saem do controle e ninguém vai ficar ai patenteando frase de twitter... Mas, sim, algumas coisas claramente são kibadas...

Por que eu abandonei o Voto Nulo

Este post não defende candidato específico e é recomendável a leitura com a mente aberta. Se sua mente está fechada como de torcedor de futebol, quer para o voto nulo, quer para o candidato X, a leitura é perda de tempo.


No começo das eleições, estava convencido a votar nulo. Desiludido com a política e a falta de opções, percebendo que meu voto não vai decidir nada, que existem massas de manipulação com poder de voto muito maior que o meu, votaria nulo, mas não como protesto ou forma de "anular a eleição" - até porque voto nulo não anula eleição. Mas meu voto nulo era apenas porque tanto faz, não faço a menor diferença para o sistema. E, o sistema baseado em tempo de televisão, marketeiros e cabos eleitorais, perde toda a essência da "Sabedoria das Multidões", já que, ao contrário do conceito de sabedoria das multidões, estas eleições são influenciadas. Se fosse um voto com campanhas em iguais condições e sem vetores eleitorais, talvez o voto da maioria fosse digno. Ou pelo menos, seria um erro ajustável. Individualmente, somos burros para escolhas, mas, coletivamente, podemos fazer boas escolhas. Entretanto, não é o caso. E vou explicar brevemente os conceitos de vetores eleitorais e voto ponderado.

O perigo de juntar marketing e democracia
Como a eleição é injusta, quer nos tempos de televisão, quer no acesso ao dinheiro, temos disparidades. Além disso, existem pessoas com o poder de influenciar voto. Algumas não deveriam influenciar, outras não deveriam se deixar influenciar e há muita coisa suja nesses meio termos. Aí entra o conceito do Vetor Eleitoral. Um vetor eleitoral consegue formar uma massa de votos. Por exemplo, um pastor pode influenciar seus fiéis a votar em determinado candidato. Ele tem uma boa ponderação eleitoral, vamos dizer que o voto do pastor vale 100. Este voto ponderado equivale às 100 pessoas que ele conseguiu convencer a votar no seu candidato. Digamos que eu consiga convencer  minha mãe a copiar meu voto, tenho uma ponderação de 2... Pífio perto dos altos coeficientes alcançados por aí...

Há muito mais sujeira que um simples "Eu apoio" no Cavalete, vide pedágio pra campanha em favelas
Então, fiquei convicto que meu voto valia porcaria nenhuma. Mas venho criando esperanças numa melhora lenta e gradual da democracia, temos aí figuras como Jean Wyllys e Cristóvam Buarque pra nos encher de esperança e levo fé que as redes sociais, a estabilização da democracia (ainda temos muitos eleitores dos tempos da Ditadura e a adequação desse público leva um tempo) e o amadurecimento possam melhorar o voto. Mas, ainda assim, meu voto, neste momento é inútil... Não vale um décimo do voto do ignorante da favela... Foi então que comecei a enxergar uma forma de protesto melhor que o voto nulo.

Recebi no Facebook
Não que meu voto nulo fosse de protesto, como disse anteriormente, era mais de indiferença do que de protesto. Porém, encontrei uma saída mais inteligente: o voto no último colocado das pesquisas. O primeiro argumento é que, para este candidato, eu sou muito mais importante que para o primeiro colocado, que possui um curral. Porque, percentualmente, eu represento uma faixa muito maior para o candidato "fraco" do que para o "forte". Em segundo lugar, como meu voto não faz diferença, ele não vai ganhar por isso, mas, melhor que o voto nulo, este é um voto que é realmente validado, e ajuda a atrapalhar a vitória no primeiro turno.

Melhor ainda seria se houvesse uma mobilização coletiva. Os votos brancos e nulos representam 8% numa pesquisa de intenção de voto aqui no Rio. Se todos se mobilizassem pra votar no último, ele estaria em terceiro nas pesquisas, mesmo que só 50% dos votos nulos fossem herdados por ele... E isso provocaria um rebuliço danado nos partidos tradicionais e poderes paralelos. Voto nulo não anula eleição, mas um último colocado, que nunca é ouvido em debates e entrevistas, disputando um segundo turno seria algo espetacular. Ele provavelmente seria detonado pelo marketing dos candidatos de ponta, que são preparados para receber qualquer pergunta e refutar. Entretanto, o candidato do "voto nulo" teria a genuinidade e o "nada a perder" a seu favor. É uma proposta interessante e acho que deveria ser incorporada. E está bem claro que uma mobilização pode acontecer. Tenho dois exemplos que ilustram isso.




Temos o grupo VOTE NULO no facebook, com mais de 7 mil simpatizantes, com algumas pessoas fazendo comentários de desilusão com a política e outras, simplesmente sendo odiadores (haters) e que querem protestar. É uma idéia legal pelo fato de unir por um ideal, mas acaba que ninguém é mente aberta e caímos no problema do torcedor de futebol. Tem o cara que sempre vota no PT, independente dos fatos, o que apóia o PMDB mesmo com toda lama e o que vota nulo, mesmo tendo esses lamacentos próximos de ganhar no primeiro turno. Gostaria de argumentar com eles que o verdadeiro voto de protesto é aquele que impede o ladrão de assumir, ou pelo menos dificulta as coisas.




O outro exemplo se refere ao voto de sacanagem, com o qual também não se consegue uma melhora. Tivemos aí Dr. Eneas, Clodovil e Tiririca eleitos com números récordes de voto... O problema é que esse voto de sacanagem acaba por eleger gente ruim por fora, por conta do famigerado Coeficiente Eleitoral. Exceto pelo Dr. Eneas, os outros dois eram de partidos classicamente safados (PP e PL, atual PR, se não me engano), ou seja, ajudaram gente suja a se manter no poder. Já Dr. Eneas estava dentro do que eu defendo, era um clássico disputador de eleições que só estava ali pra pentelhar e acabou ganhando. Calhou dele morrer e nunca sabermos o que diabos ele ia fazer, mas os outros membros do partido dele se mostraram safados e foram pra algum partido safado após sua morte. Mas a idéia é por aí... Se os que estão no poder só fazem merda, que tal colocarmos gente que nunca foi eleita? Ou melhor, partidos que nunca foram eleitos. E, se de repente, tivéssemos um PSTU, um PPL, um PCO no segundo turno...

Acredito que, depois da Ficha Limpa, uma coisa do bem, e a mobilização pelo voto nulo, algo inútil, uma mobilização para eleger "surpresas" seria algo muito interessante de se ver, colocando em cheque esquemas e currais eleitorais.

Top 10 Cenas Clássicas do Cinema

Não sou um grande conhecedor de cinema, mas acho que não é preciso ser para definir as cenas mais marcantes. Não necessariamente são meus filmes favoritos, apenas acho que elas foram bem sucedidas em ficar na memória coletiva. Pode ser que tenha me esquecido de alguma, então, já peço ao fã, por antecipação, (e pra mim mesmo) desculpas por esquecê-la. Mas aí vai a listinha:

10ª Jurassic Park - Copo d'Água (1993)

Esse é um filme que gosto muito, marcou minha infância e tem várias cenas legais, mas acho que a mais marcante é a cena do copo d'água, com extremo suspense. A trilha sonora deste filme também ajuda muito, do mágico John Williams.

9ª Homem Aranha - Beijo (2002)

É uma cena tão bonita e marcante, de uma história muito bonita, que vai além bem além de uma simples briga vilão x mocinho.

8ª Mágico de Oz - No Caminho para o maravilhoso mágico de Oz (1939)

Um milhão de anos depois (ainda não acredito que é de 39, como era colorido?), essa cena ainda é lembrada e repetida.

7ª Jogos Mortais - I Wanna play a game (2004)

Um filme que sequer vi e tive que ir ao Google pra pesquisar o nome e eu conhecer a cena é digno de estar aqui.

6ª Batman: O Cavaleiro das Trevas - Why so Serious? (2008)

Mais um psicopata (acabo de perceber que a cena do Psicopata Americano com a serra elétrica ficou de fora), essa frase ainda é usada até hoje... Numa época que as coisas duram tão pouco, 4 anos é bastante... E o filme é épico tambem!

5ª 2001, Uma Odisséia no Espaço - Macaco descobre a violência (1968)

Merece ser postada! Mais uma que está eternamente correlacionada com sua música!


4ª Matrix - Tiros (1999)

Mais um que eu não vi, mas conheço a cena... Porém, ao contrário do Jogos Mortais, esse eu pretendo ver (em beve)

3ª Titanic - Na Proa

Difícil ver uma barca/navio e não lembrar desta cena. Ficou pra eternidade (e eu quase me esqueço dela!!)

2ª Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca - Luke, I'm Your Father (1980)

Mesmo com tantas cenas clássicas na série Star Wars, essa foi a que está no quociente coletivo bem cravada.

E, finalmente, o primeiro lugar não podia deixar de ser...

1ª Psicose - Facada (1960)
 

Nem é preciso ter visto essa. Todo mundo conhece!!

Menção honrosa aí pro Laranja Mecânica, Alladin e Superman (e demais que forem comentados)

Partidos, Legendas e Números

SiglaNúmeroSignificado
PRB10Pastores Retardados e Beatas
PP11Partido da Propina
PDT12Perseguidos Detonados pela Televisão
PT13Partido da Tramóia
PTB14Partido da Trambique e Baixaria
PMDB15Pessoas Mascaradas Derrubando o Brasil
PSTU16Protestos Sem Terminar a Universidade
PSL17Partido do Suborno e Lavagem
PTN19Partido do Trambique Negociável
PSC20Partido Sem Caráter
PCB21Partido Combustível e Bombardeio
PR22Pastores Reunidos
PPS23Partido Populista Solitário
DEM25Desgraçados Ex-Militares
PSDC27Partido da Safadeza Desculpada por Cristo
PRTB28Partido Ridículo Trambiqueiro e Burocrático
PCO29Partido do Caos Onipresente
PHS31Preconceituosos contra Homo Sexuais
PMN33Partido Mutreta e Negociação
PTC36Partido Treta e Corrupção
PSB40Partido Sem Bagagem
PV43Partido Vacilão
PRP44Partido Representatividade Pouca
PSDB45Partido dos Sacripantas Derrotados Brasileiros
PSOL50Partido Somente Oposição e Levante
PEN51Partido Errei o Número
PPL54Partido Pouco Lembrado
PSD55Partido Sem Descrição
PRONA56Partido Revolucionário da Ogiva Nuclear e Afronta
PCdoB65Partido Canalhas do Brasil
PTdoB70Partido Traficantes do Boréu

Significado Sincero das Siglas dos Partidos (o mais próximo do real possível)

4 de out. de 2012

Tchetcheretche tche, Gripe Suína e Você

Depois de tanto refletir e verificar o aumento do descaso e do espírito de "to incomodando, então to arrasando" e a diminuição do QI e do nível musical, eis que achei uma possível causa de tamanha desgraça. É uma teoria conspiratória, mas que faz bastante sentido se avaliarmos que os incomodados são tão poucos.

Existe uma pequena faixa de folgados, que vem se espalhando, tanto no sentido de estarem aumentando de número, quanto no de "ocupando espaço demais" e uma multidão de pessoas indiferentes. Vamos chamar o primeiro grupo de manos e o segundo de zumbis. E existe uma minoria que está aí, estressada, indignada, olhando torto para os manos, que vou chamar de revoltados. De uns tempos pra cá, a massa de folgados, que sempre existiu, vem se impondo como nunca. O que antes, era uma convivência aturável dos revoltados, agora está se tornando insuportável... Já para os zumbis, a vida segue...

Qualquer semelhança não é mera coincidência... E você procurando o objeto perto da mão esquerda pra se proteger


Mas o que estaria, afinal de contas, levando a essa alienação da população? Me veio à mente aquela teoria conspiratória de que a vacinas são feitas para controle mundial da mente e lembrei da vacina da gripe suína. A gripe suína era uma doença com sintomas parecidos com a da gripe normal, com taxa de mortalidade semelhante à gripe comum e com formas de contágio iguais. Entretanto, foi tratada como especial, criou-se um medo generalizado, você espirrava e nêgo já te olhava torto. Naquela época, a incidência de aborrecimentos devido a folgados era bem pequena. Desde isso, os manos vêm se espalhando, possivelmente dispostos a dominar a população, que já sente a contaminação, ficando indiferente à música alta no ônibus, avanços de sinal, etc. E, junto com isso, há uma tendência de se tirar sarro dos supracitados revoltados.

Minha teoria é que os revoltados não foram vacinados. Porque, de alguma maneira, não foram corrompidos. Eu, como um revoltado e não vacinado, devo dizer que não vejo como as pessoas aceitam tanta humilhação e descaso. Mas a maioria está vacinada... Não se importa e consegue levar bem a vida, apesar dos folgados por todas as partes: no trânsito, na fila do supermercado, no governo . E, quem entende de teoria da evolução, sabe que, numa sociedade dominada por malandros, ser honesto é trouxice... Só sobrevivem os malandros e os zumbis...

Esse manja das evoluçacanagens

Apesar de que, na média, os malandros se dão pior que os honestos, se estes dominassem. Por isso, foi bem conveniente essa vacina. Para dominação dos manos... Para uma população de zumbis que vão aí sendo feitos de trouxas no país da malandragem. Brasil é o país da malandragem, Finlândia é o país da honestidade...

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...