21 de ago. de 2010

Quartus II 10.0 no Ubuntu 10.04

Tutorial para a instalação do Quartus II no Ubuntu (provavelmente se aplica a Linux em geral).

O primeiro passo foi baixar o altera_installer_external.sh aqui: https://www.altera.com/download/software/quartus-ii-we?GSA_pos=2&WT.oss_r=1&WT.oss=altera%20web . Há uma opção para Windows (11 MB) e Linux (20MB), basta baixar a de Linux (requer login no site da altera, o cadastro é grátis). Infelizmente o tutorial para instalação no Linux que se encontra nesse link é idêntico ao do Windows.

Então, aí começa a parte "complicada" (na verdade só foi complicada pra mim porque eu não tinha um passo-a-passo, mas com a GRANDE ajuda do meu amigo Carlos, quebramos a cabeça e achamos alguns tópicos no Fórum da Altera, que serão referenciados a seguir).

Ao rodar o altera_installer_external.sh simplesmente com ./altera_installer_external.sh , não funciona corretamente, dá o seguinte erro:

$ ./altera_installer.external.mod.sh --> comando de entrada
Creating directory bin --> A partir desta linha é a saída
Verifying archive integrity... All good.
Uncompressing Altera Installer............................................................................................................................
Fontconfig error: "conf.d", line 1: no element found
Fontconfig warning: line 73: unknown element "cachedir"
Fontconfig warning: line 74: unknown element "cachedir"
./altera_installer_gui: symbol lookup error: /usr/lib/libXi.so: undefined symbol: XESetWireToEventCooki

Neste link (http://alteraforum.com/forum/showthread.php?t=24086), um usuário criou um patch para corrigir este erro, basta fazer o download aqui (http://alteraforum.com/forum/attachment.php?attachmentid=2726&d=1278439888). Os seguintes comandos devem ser dados:

$ tar -zxvf altera_installer_rm_libX11.so.6_lib.tar.gz -->Descompacta o arquivo
altera_installer_rm_libX11.so.6_lib.patch $ patch altera_installer.external.sh
altera_installer_rm_libX11.so.6_lib.patch
-->roda o patch
patching file altera_installer.external.sh
$ chmod +x altera_installer.external.sh
$ ./altera_installer.external.sh
--> roda o instalador

No meu caso, o programa para rodar o patch (comando "patch" acima) não estava instalado, mas eu simplesmente dei sudo apt-get install patch , sem maiores problemas. Após patchear o arquivo, o instalador da Altera está pronto para o uso e deve rodar.

A partir daí, vem a parte "windows" de avançar, selecionar os programas a serem instalados (os grátis são o segundo Quartus, o primeiro requer licença e vem marcado por padrão; o modelsin e o programmer, se não me engano). Escolhi a pasta /tmp/ para ser o diretório destino do download e deixei a madrugada baixando (se escolher os 3 programas, dá mais de 2 GB). No dia seguinte, a instalação parou num ponto (sim, instala automaticamente), acho que 9% e achei que tinha perdido a madrugada. Mas os downloads estavam completos e na pasta /tmp/, então rodei a instalação "na unha". Nota, faça backup dos arquivos do tmp o mais breve possível após o download estar completo. Antes de tentar instalar. Caso dê errado, você terá os arquivos salvos.
$ cp -r /tmp/Documentos/altera_10.0 /home/[seu nome]/ --> Copia recursivamente (todos os arquivos da pasta) para uma pasta de sua preferência

Comandos para instalar:

$ cd /tmp/Documentos/altera_10.0/linux_installer/
--> Vai para a pasta onde estão os instaladores, pode ser diferente dependendo de onde você optou por colocar os arquivos temporários
$ ls --> Certifique-se que os instaladores estão lá
$ cd quartus_free
$./install


O mesmo vale para as possíveis outras pastas dentro de linux_installer.
Deve ter uma mensagem feliz de instalação bem-sucedida. Para rodar o Quartus (conforme visto em http://www.philpem.me.uk/elec/fpga/quartus-ubuntu/):

$ /opt/altera10.0/quartus/bin/quartus

Se tiver sido instalado na pasta padrão.

Então é isso, Quartus instalado. Agora, vou rodar uns testezinhos.

Links consultados:
http://alteraforum.com/forum/showthread.php?t=24086
http://philpem.me.uk/elec/fpga/quartus-ubuntu/
http://alteraforum.com/forum/showthread.php?t=24065
http://linuxan.tripod.com/
http://www.alteraforum.com/forum/showthread.php?s=cd6a3451df61734b3720181f37fadf2d&p=95202&GSA_pos=1&WT.oss_r=1&WT.oss=10.0_quartus_free_linux.sh

3 comentários:

André Prado disse...

mto bom! Obrigado

Anônimo disse...

opa, cara na hora de executar o comando patch altera_installer.external.sh, o cursor fica piscando na tela e nada acontece, alguma idéia do que pode ser??

Raphael disse...

Então, nada acontece, dá uma olha nessa parte:
Ao rodar o altera_installer_external.sh simplesmente com ./altera_installer_external.sh , não funciona corretamente, dá o seguinte erro:

$ ./altera_installer.external.mod.sh --> comando de entrada

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...