21 de ago. de 2010

Wireless não funciona no laptop Philco com Ubuntu [resolvido]

Tenho um Philco PHN 14313 com o trio SIS M 672 FX + SIS 198, SIS 307 ELV e, apesar de, no Windows Sete, estar detectando as redes wireless, no Ubuntu, isto não estava ocorrendo. Falei então com um ex-professor meu que já teve um netbook Philco e ele me deu a dica de ouro.


Para fazer detectar o wireless, eu fui em Sistema -> Administração -> Drivers de hardware e lá, havia um driver de modem não ativado. Isto ocorre porque o driver não é open-source e o Ubuntu tem que fazer uma burocracia pra se certificar que você quer usar algo não-aberto.


Cliquei, então, em ativar. Pediu a senha de root. É importante que exista algum acesso direto à internet por um cabo, ou o driver não será instalado (on clouds).


Feito isto, reiniciei e o wireless foi corretamente detectado. Um detalhe: não sei por quê o wireless vem desativado por padrão. Não esqueça, então de apertar a tecla Fn mais a tecla correspondente ao wireless (aqui é F10). O LED indicador do wireless deve estar ligado.

3 comentários:

Marcelo disse...

Nossa, não acredito que dei essa mancada. Tinha instalado o driver como você escreveu mas ainda assim não tinha minha placa funcionando. Então apertei o Fn+F10 como sugeriu e shazam! Wireless funcionando. Valeu!

Raphael disse...

É, rapaz... Aconteceu isso comigo, eu movi umas duas pessoas do laboratório e no meio da discussão eu percebi que o led tava desligado! Fico feliz que funcionou para você também!

Anônimo disse...

Meu note e compaq v2607cl, instalei o ubuntu 10.10, e o engracado e que no ubuntu 10.04 acontece a mesma coisa, mas no final das contas deu tudo certo! Ajudou bastante!

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...