20 de jan de 2012

Contra SOPA, PIPA e PEC 99



tradução de Marília Moschkovich (www.mulheralternativa.net)
Texto original em https://static.thepiratebay.org/legal/sopa.txt
 
INTERNET, 18 de Janeiro de 2012.
RELEASE PARA PUBLICAÇÃO IMEDIATA.
 
Há mais de um século Thomas Edicon patenteou um aparelho que faria "aos olhos o que o fonógrafo faz para os ouvidos". Chamou-o de Kinetscópio. Ele não só esteve entre os primeiro a gravarem um vídeo, mas também foi a primeira pessoa a possuir direitos autorais de um filme. Por conta dos patentes de Edison para os filmes, era financeiramente quase impossível criar filmes na costa leste dos EUA. Os estúdios de filmes então se mudaram para a Califórnia e fundaram aquilo que hoje chamamos de Hollywood. O principal motivo foi a ausência de patentes.

Também não havia direitos autorais à época, então os estúdios copiavam histórias antigas e faziam delas filmes - como Fantasia, um dos maiores "hits" da Disney até hoje.

Então toda a base desta indústria, que hoje faz mimimi sobre perder controle de direitos de bens imateriais, veio justamente de uma manobra com direitos imateriais. Eles copiaram (ou, para falar nos termos deles: "roubaram") o trabalho criativo de outras pessoas sem pagar por isso. O fizeram para obter lucos exorbitantes. Hoje têm sucesso e a maioria dos estúdios figura na listagem Fortune 500, das empresas mais ricas do mundo. Parabéns - tudo isso porque vocês puderam reutilizar o trabalho criativo de outras pessoas. Eles agora possuem os direitos sobre o que outras pessoas criam. Se você quiser lançar um trabalho seu, precisa seguir as regras deles. Aquelas que eles criaram manobrando e distorcendo as regras de outras pessoas.

O motivo pelo qual eles vivem reclamando de "pirataria" hoje é simples. Nós fizemos o que eles fizeram. Manobramos as regras que eles criaram e criamos as nossas próprias regras. Esmagamos seu monopólio dando às pessoas algo mais eficiente. Pemitimos às pessoas comunicarem-se diretamente umas com as outras, deixando pra trás o intermediário que gera lucro, em alguns casos de até 107% (sim, você paga pra trabalhar pra eles).

Está tudo sobre o fato de que nós somos competição.

Provamos que a existência deles nos moldes atuais não é mais necessária. Somos melhores do que eles são, simples assim.

A parte engraçada é que nossas regras são similares às ideias fundadoras dos EUA. Lutamos por liberdade de dircurso e expressão. Vemos todas as pessoas como iguais. Acreditamos que a população como um todo, não só as elites, devem governar a nação. Acreditamos que as leis precisam servir a essa população, não a corporações riquíssimas.

O Pirate Bay é de fato uma comunidade internacional. A equipe está espalhada pelo globo - mas ficamos fora dos EUA. Temos raízes suecas e um amigo sueco nos disse:

A palavra SOPA significa "lixo" em sueco. A palavra PIPA significa "tubulação" em sueco. Esta não é uma coincidência. Eles querem tornar a internet uma tubulação de mão única, com eles no topo, atulhando lixo através dela sobre nós, abaixo, consumidores obedientes.

A opinião pública nesse caso é clara. Pergunte a qualquer um nas ruas e verá que ninguém quer ter que comer lixo. Por que o hoverno dos EUA quer alimentar a população com lixo está além da nossa imaginação, mas esperamos que vocês o impeçam antes que todos nos afoguemos.

SOPA não tem o poder de atingir ou parar o The Pirate Bay. Na pior das hipóteses trocaremos o domínio principal de .org para outro das centenas de nomes que já usamos. Nos países onde o The Pirate Bay é bloqueado, China e Arabia Saudita são os que mais lembramos, eles bloquearam centenas de nossos nomes de domínio. Funcionou? Não.

Para acabar com "o problema da pirataria", devemos ir a suas raízes. A indústria do entretenimento diz que estão produzindo "cultura" mas o que eles fazem na real são coisas como vender bonecas peruas caríssimas fazendo meninas de 11 anos se tornarem anoréxicas - seja por trabalharem nas fábricas que criam as bonecas praticamente sem receber salários ou por assistirem filmes e programas de TV que as fazem pensar que estão gordas.

No ótimo jogo de computador Civilization, pode-se construir Maravilhas do Mundo. Uma das mais poderosas é Hollywood. Com ela você controla toda a cultura e a mídia do mundo. Rupert Murdoch estava feliz com o MySpace e não tinha nenhum roblema com a pirataria que rolava lá até que a plataforma deu errado. Agora ele está reclamando que o Google é a maior fonte de pirataria no mundo - porque está com invejinha. Ele quer continuar tendo poder sobre a mente das pessoas enquanto claramente se tem uma visão mais honesta das coisas na Wikipedia e no Google do que na Fox News. [ou no Jornal Nacional]

Alguns fatos (anos, datas) estão provavelmente errados nesse release. O motivo para isso é que não podemos acessar a informação se a Wikipedia está desligada. Por causa de pressão dos nosso falidos competidores. Nos perdoem.

THE PIRATE BAY, (K)2012

via http://www.mulheralternativa.net/2012/01/nao-censura-na-internet-comunicado.html

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...