3 de jul. de 2010

LaTeX no Ubuntu / gedit / Compilando tex via terminal

Bom, estou acostumado a fazer meus documentos TeX no Winshell, no Windows. Decidi testar as opções no Ubuntu. Li alguns sites, eles recomendavam basicamente três programas, dos quais eu testei o Kile; infelizmente não tive muito sucesso com ele devido a algumas inconsistências entre alguns caracteres como letras acentuadas.

Procurei então, maneiras de se compilar diretamente pela linha de comando. e então descobri que o próprio gedit, o coringa de todos os programadores, tinha umas facilitações com o LaTeX. Primeiro, abri um documento .tex e todos as palavras reservadas (\begin , $math$, etc) ficaram coloridas. Descobri que tinha um plugin para o gedit. Tive um pouco de trabalho para instalá-lo e vou tentar transcrever aqui os passos de maneira mais simplificada.

PASSO-A-PASSO PARA INSTALAR PLUGINS NO GEDIT
- Fui no http://sourceforge.net/projects/gedit-latex/ e baixei o .tar.gz Descompactei para uma pasta qualquer. Dentro de uma da pasta interna, há um tutorial no INSTALL , caso queira lê-lo, dê um gedit INSTALL na pasta correspondente.
-O tutorial basicamente diz para copiar os dois arquivos gerados (um diretório e um arquivo. plugin) na pasta ~/.gnome2/gedit/plugins . Eu particularmente não percebi bem onde é esse diretório, mas acho que é uma pasta oculta no diretório principal. Continuando:
-Através do terminal, vá dando cd até a pasta onde compactou o tar.gz e dê:

cp GeditLaTeXPlugin ~/.gnome2/gedit/plugins

-Caso dê erro, é sinal que não há uma pasta plugins. Crie com um
cd ~/.gnome2/gedit/
mkdir plugins

-Volte ao diretório e volte a dar o
cp GeditLaTeXPlugin ~/.gnome2/gedit/plugins
e, em seguida,
cp -r GeditLaTeXPlugin/ ~/.gnome2/gedit/plugins
Não entendi muito bem o porquê desse -r, li que é para ser recursivo, mas não tenho conhecimento para dizer o que significa isso. Apenas vi que, se desse cp simplesmente, retornava um erro do tipo omitindo o diretório tal. Com o -r, funcionou perfeitamente.

-Não esqueça de repetir a operação para o GeditLaTeXPlugin.gedit-plugin

cp -r GeditLaTeXPlugin.gedit-plugin ~/.gnome2/gedit/plugins



-Pronto, o plugin já está "instalado" (desde que se tenha os requisitos, que não sei quais são, mas estão nos sites de referência, mas creio que em linux mais recentes e, em especial, atualizados, não haja problemas de incompatibilidade)

-Agora, abra o gedit. Editar > Preferências; Clique na aba Plug-ins e procure pelo LaTeX Plugin. Ative-o (aqui deu um pequeno lag) e assim, as opções para LaTeX ficarão visíveis.

A princípio, achei que seria como no Winshell, que teria um botão para compilar. Apesar de ter um botão LaTeX -> PDF , esse botão não fez nada aqui. Vi no http://strufts.blogspot.com/2007/08/latex-no-gedit.html que precisaria rodar pela linha de comando.



COMPILANDO LaTeX VIA TERMINAL
latex arquivo.tex

texi2dvi4a2ps arquivo.dvi -p

Aqui deu erro no segundo comando, pediu para que instalasse um programa, simplesmente aceitei a sugestão e dei um apt-get da vida.

Infelizmente, ainda não consegui compilar com a facilidade do Winshell, consegui criar um dvi, porém, sem a imagem. Aparentemente, há uma dificuldades na compilação com imagens e, ao rodar o segundo comando, não gerou o pdf. Mas, com mais calma, analiso melhor esse problema e edito aqui. Ou crio um tópico respondendo a esse.


REFERÊNCIAS
cp -r: http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=38805
http://strufts.blogspot.com/2007/08/latex-no-gedit.html
download: http://sourceforge.net/projects/gedit-latex/

Palavras-chave: compilando latex via linha de comando / latex no ubuntu / latex no gedit

Um comentário:

Anônimo disse...

muito obrigada pela informacao...vou tentar fazer no meu computador.

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...