17 de dez. de 2010

Fazer scrobble dos videos no youtube para o last.fm

Para ver como fazer scrobble do youtube pelo Chrome, clique aqui

Hoje, me veio a idéia na mente de procurar na internet se havia algum macete para enviar as músicas ouvidas no youtube para as estatísticas do last.fm. E descobri que é possível! Trata-se do youscrobble, um scriptzinho que permite que você diga, manualmente, num botão dentro do próprio youtube, enviar seu dado para sua conta. Primeiro, tive que instalar o addon Greasemonkey para poder rodar scripts. Feito isso, foi só ir no site dos criadores do script (http://userscripts.org/scripts/show/71606), e rodar o script. Assim, toda vez que eu estiver vendo um video no youtube, basta clicar num botão no alto do site. (perto da caixa de pesquisa, não estava achando, achei nesse site: http://jarriermodrow.com/envie-musicas-do-youtube-para-o-last-fm-com-o-youscrobble, o qual, por sinal, está muito mais bem feito que este artigo pois destaca a parte do tutorial e possui uma foto com mulheres gostosas, porém, a introdução é quase a mesma que a minha, só que eu não destaquei a parte que interessa, bom, crtl+f está aí pra isso)


Feito isto, vai pedir loginho e senha, e, depois, como quer que a música seja postada (já vem um nome por padrão, você pode alterar se tiver alguma coisa a mais, por exemplo, eu tirei o "remastered", claro que dá pra cartear, mas seria desonesto!).

O script rodando



Como eu havia imaginado, não tem como fazer isso automaticamente já que não dá pra adivinhar o que é vídeo e o que é música, além da possibilidade de ficar uma zona total no last.fm. Eu achei esse jeitinho uma excelente saída para este problema. Funcionou perfeitamente no meu teste.

PS: Ultimamente, o you scrobble não vem funcionando bem no automático, ele coloca o nome do artista corretamente, mas ele não relaciona ao artista de fato, como se fosse um artista desconhecido.




Pelo detalhe, podemos perceber que o script acaba colocando caracteres antes do nome do artista, que não escrevem nada, mas que aparecem, no link, como caracteres, deixando diferente do artista original.

http://www.lastfm.com.br/music/%E2%80%AAKid+Abelha


Ainda não sei como resolver esse problema, deu uma pesquisada por alto, descobri o problema que relatei acima e vi, no fórum dos autores, um tópico a respeito, mas sem solução ainda: http://userscripts.org/topics/78301 . O jeito, por enquanto, é digitar o nome do Artista por extenso (apagar tudo e digitar tudo de novo) que, pelo menos aqui, deu certo.

2 comentários:

Carlos Eduardo de Moura disse...

Tava pensando nisso mesmo esses dias... Vou testar agora mesmo!

Raphael disse...

Tentando descobrir como esta extensão para o Chrome funciona: https://chrome.google.com/webstore/detail/lodaicahdnijcdhnoljcmmhdhcgjmann#

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...