24 de mar. de 2011

Sony Ericsson Xperia Mini Pro - crítica

Bem, comprei este celular por indicação de um amigo. Eu estava com vontade de comprar um smartphone e estava com certo medo do touchscreen e fazia questão de um teclado físico. E o Xperia Mini pro possui esse tecladinho com o sistema operacional Android (bom, não conheço muito a respeito, mas já ouvi falarem mal do Windows Mobile. Sobre o Symbian, não sei nada e os da Apple são grife, não fazem meu estilo.)





O começo com o touch foi meio complicado, até pelo meu preconceito, queria acessar os menus pelo teclado, mas infelizmente não podia, os menus necessariamente têm que ser acessados pelo teclado e, sinceramente, agora acostumei e só sei viver assim. É só questão de costume mesmo e pegar a sensibilidade da coisa.

O teclado deslizante é, realmente, o tesão da coisa. Mandar mensagens é melzinho na chupeta e dá até pra conversar bastante no msn. A tela é pequena para os padrões de hoje em dia, mas tá ótima, eu, particularmente, consigo ler legenda numa boa ali. O travamento do teclado, antes de atualizar o Android, era só pressionando o botão dos quatro quadrados, depois, precisava necessariamente tocar na tela.

Para colocar um toque específico para um contato (conforme visto aqui):
-Ir no contato e editar
-Adicionar... toque

É possível, também, criar listas de reprodução a partir de pastas, para isso há um programinha que lê o cartão de memória e cria uma lista pra cada subpasta de Music. (Assim que encontrar o link de novo, coloco aqui)

Vantagens:
-Quando ocorre uma ligação, a música fica pausada no ponto em que ocorreu a ligação.
-Teclado físico
-Poder receber ligações e mensagens enquanto está conectado no USB
-Todas as possibilidades de um smartphone (MSN através do aplicativo Meebo, Twitter for Android, leitor de pdf com o aplicativo ezPDF Reader)
-Menu de artista do player (fica bem bonito com a capa do álbum mais tocado no fundo)


Desvantagens:
-Não é possível achar determinada música apenas digitando o nome.
-Rádio só funciona com o fone
-Mensagens: ainda não descobri como enviar para vários contatos *
-Tela arranhou com muita facilidade
-Tamanho da tela, podia ser maior... O Xperia Pro, com tela grande, é bem mais caro e não tem teclado físico...
-Bateria descarrega muito fácil (em 1 ou 2 dias)
-Foco da câmera não é muito legal
-Os 3 botões do celular fechado estão começando a descascar (adicionado com pouco menos de 1 ano de uso)

*EDITADO: Descobri como enviar múltiplas mensagens simultâneas. Clique em Nova Mensagem, selecione um contato e aperte o botão de quatro quadrinhos, então aparecerá "Adicionar destinatário".

*EDITADO 2: Para adicionar caracteres especiais (acentos e letras estranhas) , existem duas maneiras
1) Apertar a tecla Sym (última, no canto inferior direito) e, ao mesmo tempo, a letra correspondente ao caracter, aparecerá uma seleção da versão acentuada, com til e outros, basta manter pressionada a Sym e ir teclando a letra até ir para o caracter desejado. Por exemplo, para Â, tecle Sym+A, e, sem tirar o dedo de Sym, tecle a mais três vezes.

2)  Se você desativar o "Entrada padrão" no menu de configuração de teclado, a barra de línguas não aparece, mas a tecla Symbol passa a não ter efeito, então, se faz necessário segurar a tecla da letra, quando, então, aparecem todas as opções dessa letra acentuada na tela, para selecionar. Então, basta tocar na tela para selecionar.


Fonte: http://www.plusgsm.com.br/threads/x10-mini-pro-acentua%C3%A7%C3%A3o-no-x10-mini-pro.95130/

OBSERVAÇÕES:
- Para mudar o programa padrão associado a algum tipo de arquivo, vá em Configurações, Aplicativo, Gerenciar aplicativos

8 comentários:

Raphael disse...

Aplicativo para o chat do facebook: Go!Chat

Anônimo disse...

Raphael, boa tarde! Suas opiniões sobre este Xperia Mini Pro ainda são as mesmas desde que fez esta postagem? É que estou querendo comprar um celular pequeno e, depois de pesquisar estou entre o Xperia Mini e Mini Pro... o Mini, apesar ter o teclado QWERT na tela na e das minhas mãos serem pequenas, estou com receio de ser meio difícil digitar na tela pelo tamanhinho... daí, estou mais inclinada a comprar o Mini Pro por causa do teclado físico. Daí comecei a procurar as críticas e encontrei o seu blog... Você encontrou mais problemas ou está satisfeito com sua escolha? Muito obrigada, Angélica

Raphael disse...

o teclado físico do xperia mini pro é excelente, já tive contato com outros por ai e realmente esse foi o melhor que encontrei. teclas no touchscreen são mto ruins pra mim, nunca consigo digitar, fora q perde a agilidade.o celular é excelente, eu recomendo, com qse 9 meses de uso, só q tem q deixar brilho mínimo pra poupar bateria e ter em mente q vai ser difícil ver video pq a tela é pequena

Anônimo disse...

Ok, Raphael! Muito obrigada por responder! Um Feliz 2012, com muita saúde e paz! Angélica

Anônimo disse...

Raphael, bom dia! Tudo bem? Quando estava pesquisando para ver qual modelo escolheria, optei pelo Xperia Mini Pro, por ser menor, ter tudo num aparelho, inclusive gravador de voz (o suporte me informou que todos os modelos tinham) para não ter que ficar carregando na bolsa mais outro aparelho, carregador, enfim... além do que, os mp3 e mp4 que tive não duraram nada e gosto de gravar aulas, palestras enfim... Só que não estou encontrando o gravador de voz no meu Mini Pro... você sabe onde fica? O suporte que me atendeu ontem disse que este modelo não tem... olha, se isto realmente for verdade, vou ficar muito triste e decepcionada! Forte abraço, Angélica

Raphael disse...

Não tem um aplicativo que já venha instalado, mas você pode procurar no Market algum aplicativo gratuito para gravador de voz. Se notar, também não tem um aplicativo de textos por padrão (o "Notas" só grava até determinado tamanho e não consegui acessar as notas pelo computador), então andei baixando uns programas no Market para isso que vinham com gravador. Não cheguei a testar o gravador em situações práticas, fiz apenas um teste rápido aqui com o "Voice Recorder" e ele gravou corretamente. Acesse o Market numa rede wifi ou no seu pacote de internet, só precisa ter uma conta no gmail e atualiza seu comentário. Qualquer coisa, edito aqui.

Unknown disse...

Então, eu vi que vc falou que não é possível procurar músicas só digitando o nome, eu tenho um Xperia Mini Pro, e consigo fazer essa proeza, tirando isso, é vdd tudo que você escreveu, principalmente da tela arranhar fácil, tem que ter muito cuidado pra não deixar cair no chão, e tem que colocar uma película pra proteger a tela sempre.

Raphael disse...

Lançaram uma versão mais recente dele, talvez tenha melhorias por conta do Android ser mais atualizado. O meu, por exemplo, só aceitava Android até 2.1. O amigo poderia compartilhar como faz para procurar música pelo nome? Eu não conseguia com o aplicativo padrão de música, talvez seja um outro aplicativo.

Quem sou eu

Raphael Fernandes
Carioca, Brasileiro, Estudante de Robótica
Hiperativo, Imperativo
Gosto de tecnologia, de transporte, de Rock, de reclamar e de propagandas criativas (e outras coisas que posso ter falado em um post ou não)
Musicalmente falando, sou assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também...